Resumo (PT):
A grande maioria dos medicamentos líquidos desenvolvidos para a Pediatria tem na sua composição algum tipo de açúcar, de forma a tornar a sua ingestão mais agradável, o que lhes confere um potencial cariogénico agravado nesta faixa etária. O objetivo desta investigação foi estudar, de uma forma descritiva, as perceções e atitudes dos responsáveis das crianças face ao potencial cariogénico de medicamentos líquidos pediátricos.
Efetuou-se uma análise descritiva às respostas obtidas num questionário realizado aleatoriamente a 65 cuidadores de crianças entre 0-12 anos de idade que recorreram à Consulta de Saúde Infantil e Juvenil do Centro de Saúde Barão do Corvo, em Vila Nova de Gaia, em novembro e dezembro de 2008.
Os resultados revelaram que as classes terapêuticas mais citadas são os analgésicos/antipiréticos (96,9%), seguidos dos antibióticos (81,5%), a maioria na forma de xarope. Aproximadamente 54% dos responsáveis das crianças relacionou o uso de medicamentos pediátricos com o desenvolvimento de cárie dentária. Apesar disso, 85% não efetuam a higiene oral das crianças após a toma do medicamento. A maioria dos Médicos de Família, Pediatras ou Médicos Dentistas (88%) não orienta os responsáveis para a correta higiene oral das crianças após a toma de xaropes pediátricos.
Dentro das limitações do estudo, pode-se concluir que é necessário efetuar ações de promoção e educação para a saúde sobre esta temática junto dos responsáveis das crianças e dos Profissionais de Saúde, de forma a que conheçam o potencial cariogénico dos medicamentos e promovam uma correta higiene oral após a sua ingestão.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific