Resumo (PT):
O número de alunos falantes das variedades africanas e brasileira do português tem aumentado nas escolas
portuguesas nos últimos anos. As questões suscitadas por contextos de aprendizagem em que coexistem estas
variedades motivam a investigação sobre conhecimentos, valorização e práticas pedagógicas relativamente a
variação linguística, enquadrada por estudos de conceções para o ensino de outras línguas. O presente artigo
pretende contribuir para uma caracterização das conceções predominantes de futuros professores e professores
em exercício sobre a variação linguística em sala de aula. Mais concretamente, pretende-se comparar as
conceções de futuros professores e professores em exercício relativamente às seguintes dimensões: (i)
conhecimento sobre variação linguística; (ii) impacto do uso de diferentes variedades do português em sala de
aula; (iii) práticas de ensino sobre variação linguística. O estudo, desenvolvido a partir de uma análise
quantitativa de respostas a um questionário por 56 futuros professores e 40 professores em exercício, evidencia
conceções globalmente positivas da variação. Diferenças significativas entre conceções de futuros professores
e professores em exercício e algumas contradições manifestadas pelos participantes apontam para a urgência
de mais investigação que fundamente uma pedagogia linguística e culturalmente responsiva.
Abstract (EN):
The number of students speaking African and Brazilian varieties of Portuguese has increased in Portuguese
schools in recent years. The issues raised by learning contexts in which these varieties coexist motivate research
on knowledge, values and pedagogical practices on language variation, framed by studies of teachers' beliefs in
different languages. This article contributes to a characterization of the predominant beliefs of pre-service and
in-service teachers regarding language variation in the classroom. More specifically, the aim of the study is to
compare pre-service and in-service teachers' beliefs in the following dimensions: (i) knowledge about language
variation; (ii) impact of the use of different varieties of Portuguese in the classroom; (iii) teaching practices on
language variation. The study is based on a quantitative analysis of the responses of 56 pre-service teachers and
40 in-service teachers to a Likert-scale questionnaire. The results of the study globally show teachers' positive
beliefs on language variation. Significant differences between pre-service and in-service teachers and some
contradictions point to the urgency of further research to support a linguistically and culturally responsive pedagogy.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
20