Resumo (PT):
O traumatismo cranioencefálico (TCE) é uma das principais causas de incapacidade a longo prazo, frequentemente associado a défices cognitivos, emocionais e funcionais que comprometem a autonomia e a realização das atividades do quotidiano. A avaliação da funcionalidade nesta população é, por isso, essencial para compreender o impacto da lesão e orientar a reabilitação. No entanto, os instrumentos tradicionais tendem a não refletir de forma adequada a natureza multidimensional do funcionamento diário.
O presente estudo teve como principal objetivo examinar as propriedades psicométricas do Inventário de Atividades da Vida Diária (ADLI) numa amostra portuguesa de indivíduos com TCE. O ADLI inclui versões de autorrelato e de informante e avalia as atividades em três domínios: Básicas (BADL), Instrumentais (IADL) e avançadas (AADL). Setenta e sete participantes (41 indivíduos saudáveis e 36 com TCE) completaram o ADLI, juntamente com medidas de funcionalidade, desempenho cognitivo e sintomatologia emocional.
De forma geral, os resultados evidenciaram consistência interna satisfatória e evidência de validade convergente e divergente, apoiando a fiabilidade e relevância clínica do instrumento. O ADLI demonstrou ser uma medida sensível e abrangente para avaliar a funcionalidade em diferentes níveis de complexidade, oferecendo uma compreensão mais realista do funcionamento diário em indivíduos com traumatismo cranioencefálico.
Abstract (EN):
Traumatic brain injury (TBI) frequently leads to long-term cognitive, emotional, and functional impairments that affect individuals’ autonomy and daily living. Assessing functionality in this population is therefore crucial for understanding the impact of injury and guiding rehabilitation. However, traditional instruments often fail to capture the multidimensional complex nature of daily functioning.
The present study aimed to examine the psychometric properties of the Activities of Daily Living Inventory (ADLI) in a Portuguese sample of individuals with TBI. The ADLI includes both self- and informant-report versions and evaluates activities across three domains: Basic (BADL), Instrumental (IADL), and Advanced (AADL). Seventy-seven participants (41 healthy controls and 36 individuals with TBI) completed the ADLI alongside established measures of functionality, cognitive performance, and emotional symptoms.
Overall, the results demonstrated satisfactory internal consistency and evidence of convergent and divergent validity, supporting the reliability and clinical relevance of the instrument. The ADLI proved to be a sensitive and comprehensive tool for assessing functional abilities at different levels of complexity, offering a more realistic understanding of daily functioning in individuals with traumatic brain injury.
Language:
English