Resumo (PT):
“Um Caminho Para Um Sonho Tornado Realidade” apresenta o trajeto realizado pela autora ao longo do Estágio Profissional. Este relatório foi elaborado no âmbito do
segundo ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. O Estágio Profissional é o momento
em que o Estudante Estagiário aplica todos os conhecimentos teóricos na prática. É neste documento que constam os diversos momentos que a estagiária descreveu, analisou e refletiu sobre as suas Práticas Pedagógicas, acompanhada de um Prática Supervisionada na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva. Essa prática está detalhada ao longo de três Áreas de Desempenho: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem; Participação na Escola e Relações com a Comunidade; e Desenvolvimento Profissional. O Estágio possibilitou uma oportunidade valiosa para compreender as vivências de um professor de Educação Física. Ao longo deste percurso,
foram desenvolvidas diversas competências fundamentais como por exemplo a capacidade de analisar Práticas Pedagógicas de forma fundamentada. Num primeiro
momento apresenta-se o enquadramento pessoal seguido do institucional, com ênfase nas características da escola e dos diversos intervenientes envolvidos. Na primeira área, está presente a descrição e análise do contexto de prática letiva com uma turma de 9º ano,
onde são exploradas as vivências pedagógicas da estagiária no âmbito da disciplina de Educação Física. A segunda área do relatório foca-se na participação da estagiária em atividades escolares, evidenciando o seu envolvimento ativo para além do contexto de aula, destacando a importância dos mesmos na sua formação. A última área aborda um estudo de investigação centrado na perceção dos alunos acerca de trabalhos de grupo,
analisando de que forma a criação de Grupos Cooperantes pode influenciar o empenho
dos mesmos. A autora considera que o Estágio foi uma jornada repleta de desafios,
aprendizagens e conquistas pessoais, levando consigo não apenas conhecimentos, mas a certeza de que enfrentou inseguranças, ultrapassando-as e crescendo com cada obstáculo
e mostra a sua gratidão por ter vivido esta experiência tão transformadora.
Abstract (EN):
"A Path to a Dream Come True" presents the path taken by the author throughout the School Placement. This report was prepared within the scope of the second year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sport of the University of Porto. The School Placement is the moment when
the Student Teacher applies all theoretical knowledge in practice. It is in this document that the various moments that the intern described, analysed and reflected on her
Pedagogical Practices, accompanied by a Supervised Practice at the Dr. Ângelo Augusto
da Silva Basic and Secondary School. This practice is detailed along three Performance Areas: Organization and Management of Teaching and Learning; Participation in School
and Community Relations; and Professional Development. The Internship provided a valuable opportunity to understand the experiences of a Physical Education teacher.
Along this path, several fundamental skills were developed, such as the ability to analyse
Pedagogical Practices in a reasoned way. At first, the personal framework is presented,
followed by the institutional one, with emphasis on the characteristics of the school and
the various actors involved. In the first area, the description and analysis of the context of
teaching practice with a 9th grade class is present, where the pedagogical experiences of
the intern within the scope of the Physical Education discipline are explored. The second
area of the report focuses on the participation of the intern in school activities, evidencing
her active involvement beyond the classroom context, highlighting the importance of
these in her training. The last area addresses a research study focused on students' perception of group work, analysing how the creation of Cooperating Groups can
influence their commitment. The author considers that the Internship was a journey full of challenges, learning and personal achievements, taking with her not only knowledge,
but the certainty that she faced insecurities, overcoming them and growing with each
obstacle and shows her gratitude for having lived this transformative experience.
Language:
Portuguese