Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Uma viagem de desenvolvimento do Eu pessoal e profissional de um (futuro) professor de Educação Física
Publication

Publications

Uma viagem de desenvolvimento do Eu pessoal e profissional de um (futuro) professor de Educação Física

Title
Uma viagem de desenvolvimento do Eu pessoal e profissional de um (futuro) professor de Educação Física
Type
Thesis
Year
2025-07-21
Authors
José Pedro Novais Correia da Silva
(Author)
FADEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Associated Institutions
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Other information
Resumo (PT): O Estágio Profissional, incorporado no segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, assinala a conclusão da segunda etapa de formação inicial. O presente relatório retrata a experiência vivenciada por este estudante-estagiário ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, da qual emerge um enriquecimento pessoal e profissional. Este documento pretende demonstrar o caminho traçado, marcado por diversos altos e baixos, pela constante procura da evolução e pela transcendência dos mais variados obstáculos surgidos. Além disso, tenciona expor como foram aplicadas e desenvolvidas as aprendizagens e conhecimentos obtidos durante a formação académica. Ao longo do ano letivo verifiquei um crescimento considerável na aquisição de novas competências e na capacidade de promover abordagens pedagógicas diversificadas. No centro desta atuação evidenciaram-se estratégias como o ensino por níveis de desempenho, responsabilização dos alunos face à sua própria aprendizagem, recurso às tecnologias digitais como fonte de aprendizagem durante as aulas, bem como a aplicação de diferentes modelos pedagógicos capazes de orientar o processo ensino-aprendizagem de acordo com os objetivos propostos para o mesmo. Fatores como as parcas condições espaciais e a falta de certos materiais para a correta concretização de uma aula de Educação Física, marcaram um ponto de viragem naquela que foi a minha capacidade de adaptação às circunstâncias do momento. Neste sentido, mostrou-se essencial a constante adequação dos níveis de planeamento existentes, assim como o incremento de estratégias potenciadoras do envolvimento dos alunos no processo ensino-aprendizagem preconizado. No que concerne à investigação realizada, a mesma surgiu na tentativa de potenciar uma maior prática de exercício físico quotidiano por parte dos alunos, dado encontrarem-se numa etapa de crescimento onde a importância atribuída ao mesmo é constantemente desvirtuada. O presente relatório de estágio expõe a ênfase que a Prática de Ensino Supervisionada assumiu na minha formação inicial enquanto futuro professor da disciplina de Educação Física, viabilizando a aquisição de experiências significativas que contribuíram para a assimilação de variadas competências fulcrais àquilo que considero ser o bom profissional docente.
Abstract (EN): The Professional School Placement, incorporated into the second year of the Master's Degree in Physical Education Teaching for Primary and Secondary Education at the Faculty os Sports, University of Porto, marks the conclusion of second initial formation step. This report outlines the experience of the preservice teacher throughout the Supervised Teaching Practice, from which I derived both personal and professional growth. This document aims to presente the journey undertaken, marked by various highs and lows, the constant search for evolution and transcending the most varied obstacles that have arisen. Furthermore, it seeks to demonstrate how the knowledge and skills acquired during academic formation were applied and developed. Throughout the school year I observed considerable growth in the acquisition of new competencies and the capacity to promote diverse pedagogical approaches. At the core of this action were strategies such as teaching by performance levels, making students responsible for their own learning, using digital technologies as a source of learning during classes, as well as the application of different pedagogical models capable of guiding the teaching-learning process in accordance with the objectives proposed for it. Factors such as limited space and the lack of certain materials necessary for delivering effective Physical Education lessons marked a turning point in my ability to adapt to the realities of the moment. In this sense, the constant adaptation of exisitng planning levels proved to be essential, as well as the increase in strategies that enhance student involvement in the reccomended teaching-learning process. With regard to the research conducted, it arose in attempt to encourage greater daily physical exercise practice by students, given that they are at a stage of growth where the importance attributed to it is constantly distorted. This professional school placement report highlights the crucial role that the Supervised Teaching Practice played in my initial formation as a future Physical Education teacher. It provided me with meaningful experiences that greatly contributed to the development of key competencies that I believe are essential to becoming an effective and reflective teaching professional.
Language: Portuguese
Documents
File name Description Size
Relatório de Estágio Final - José Pedro Silva, Uma viagem de desenvolvimento do Eu pessoal e profissional de um (futuro) professor de Educação Física 6926.60 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-10-29 at 22:23:53 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book