Resumo (PT):
Da publicação do manual dos Holandeses, em 1898, até à
actualidade assistimos, por um lado à consolidação dos
princípios paradigmáticos da Arquivística (o “princípio da
proveniência” e o da “ordem original”) e, por outro, à
crise provocada pela vaga incorporacionista que,
associada à evolução tecnológica, ao fenómeno da
“explosão documental”, à afirmação do conceito de
informação, aos novos enquadramentos gerados pela
"Sociedade da Informação", geraram rupturas quer ao
nível dos depósitos quer ao nível dos conceitos.
Aparecem, assim, estruturas artificiais como o “arquivo
intermédio”, teorias como a das “três idades” do
documento, conceitos como o de “valor primário” e
“valor secundário” do documento, “records management”
e “pré-arquivo”, contrapostos ao de “archival administration” e “arquivo” (histórico). Da sua aplicação,
resultaram rupturas antinaturais nos arquivos, com o
acentuar da vertente tecnicista de uma disciplina que,
ainda no início do séc. XX, se havia autonomizado e
libertado do estatuto de "ciência auxiliar" da história.
Encontramo-nos, assim, num novo ponto de viragem em
que procuramos afirmar a Arquivística como uma Ciência
da Informação, cujo objecto, a informação social, tem
características e atributos, passíveis de cognoscibilidade,
com recurso a uma metodologia que procura cada vez
menos estabelecer e impor regras operativas e cada vez
mais compreender, interpretar e explicar o fenómeno e o
processo informacional, para depois apresentar as
soluções mais adequadas. Partindo de uma fundamentação
epistemológica e de novos conceitos operatórios,
realizamos o estudo de um caso, "O sistema de
informação/arquivo da Câmara Municipal de Vila do
Conde", um estudo entre os muitos que, de forma
científica, validarão/refutarão os princípios/leis do novo
paradigma científico-informacional da arquivística, e que,
considerando o arquivo na sua dimensão sistémica inclui,
para além dos procedimentos técnicos, a estrutura e os
agentes que geram, manipulam e controlam a informação,
assumindo o arquivista o papel de sujeito
agente/observador.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
License type: