Resumo (PT):
A presente dissertação tem como objeto de estudo a área residencial
compreendida entre o Hospital de São João e a Área Empresarial do
Porto, inserida no contexto urbano do Porto, surgindo na sequência
do trabalho proposto na Unidade Curricular de Projeto 5, no ano letivo
de 2023/2024.
Procurando, inicialmente, compreender o sistema de espaço público
na cidade do Porto, pretende-se refletir sobre as divergências
encontradas, quanto à sua gestão e conceção, na zona central e nas
áreas residenciais que se encontram na sua envolvente.
Parte-se do pressuposto de que existe maior investimento na
requalificação dos espaços de usufruto coletivo nas grandes áreas
patrimoniais e comerciais, associadas muitas vezes a atividades
culturais e turísticas, e reconhece-se que, em contrapartida, as áreas
residenciais, carentes de espaços públicos qualificados, apresentam
ainda muitos espaços que priorizam a integração da circulação
automóvel no tecido urbano, face à mobilidade pedonal. Assim, a
presente dissertação, de carácter teórico-prático, procura estabelecer,
também, uma base de análise e princípios orientadores que permitam
definir ações de intervenção no espaço público nas áreas residenciais.
A partir das estratégias estudadas e experimentadas no caso de
estudo pretende-se elaborar uma análise com possíveis soluções que
permitam responder aos problemas de espaço público identificados
numa zona particular. Como tema de projeto é, assim, desenvolvida
uma proposta de requalificação da Estação de metro de Ramalde, que
representa, atualmente, um dos setores da rede de metro com maior
carência de integração no sistema de espaço público qualificado.
Abstract (EN):
The object of study of this dissertation is the residencial area located
between Hospital de São João and Área Empresarial do Porto, within
the Porto’s urban context, that arises from the work proposed in the
Projeto 5 course unit, during 2023/2024 academic year.
Initially seeking to understand the public space system in the city of
Porto, the aim is to reflect on the disparities found in its management
and design, comparing the central area with the residential zones in its
surrounding.
Assuming that there is greater investment in the requalification of
collective use spaces in major heritage and commercial areas, often
associated with cultural and tourist activities, and recognizing that, on
the other hand, residential areas, lacking qualified public spaces, still
prioritize the integration of vehicular traffic into the urban fabric over
pedestrian mobility, this theoretical and practical dissertation also aims
to establish a potential framework for analysis. This framework would
support the definition of intervention strategies in public spaces within
the residential area located between the two major socioeconomic
hubs mentioned above.
Based on the strategies studied and tested in the case study, the aim
is to develop an analysis with possible solutions to address public
space issues identified in a specific zone. As a project theme, this work
proposes the requalification of Ramalde Metro Station, which currently
stands out as one of the network’s areas most in need of integration of
the metro infrastructure into a qualified public space system.
Language:
Portuguese