Resumo (PT):
São cada vez mais as organizações que acreditam na necessidade de planear eficaz e eficientemente a forma de comunicarem com o meio que as envolve, em particular com os seus clientes reais ou potenciais. Na tentativa de responder a esta necessidade, foram propostos diferentes tipos de modelos quantitativos para apoio ao planeamento de meios de comunicação.
Nesta comunicação apresenta-se uma classificação destes modelos, caracterizando a sua estrutura e focando as suas insuficiências na representação da realidade.
Face a tais insuficiências e dada a enorme complexidade do processo de decisão envolvido, procuraram os autores a via do desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão (SAD). No entanto, foram encontradas dificuldades relativas à representação de processos de comportamento que deixam a descoberto elos extremamente significativos da cadeia de comunicação.
Os autores argumentam e procuram justificar que, no estádio actual de desenvolvimento das ciências do comportamento, é extremamente limitado o apoio que os decisores podem esperar dos métodos quantitativos, por melhor que sejam as roupagens metodológica ou matemática que os revistam.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific