Resumo (PT):
pandemia Covid-19 deu um enorme impulso à digitalização do ensino
universitário. Um desafio central consistiu na conversão e adaptação ad hoc de cenários de
ensino presencial para formatos de ensino digital, respeitando as diretrizes, tanto do
ministério como das universidades. No decurso desta transição, os docentes assumiram um
elevado nível de responsabilidade, na medida em que tiveram de tomar decisões didáticas
autónomas na implementação do ensino digital. Este artigo centra-se no papel dos
docentes como força motriz da digitalização do ensino de alemão como língua estrangeira
nas universidades portuguesas, no contexto da pandemia. Os dados obtidos através do
estudo qualitativo aqui apresentado permitiram a análise das experiências dos docentes e
estudantes de alemão como língua estrangeira durante a pandemia. Concluímos que,
apesar da rápida disponibilização de formações dedicadas à utilização de ferramentas
digitais, por parte das universidades, e do empenho de docentes e estudantes, o ensino
digital exige não só pré-requisitos técnicos e competências digitais, mas sobretudo uma
didática digital especificamente orientada para o ensino de línguas estrangeiras no
contexto universitário. A colmatação desta lacuna constitui, num futuro próximo, um desafio
central no processo da definição de estratégias adequadas para o ensino digital das
línguas
Abstract (EN):
The Covid-19 pandemic has given a huge boost to the digitalization of
university teaching. A central challenge was the ad hoc conversion and adaptation of faceto-
face teaching scenarios to digital teaching formats, while respecting the guidelines of
both the ministry and the universities. During this transition, lecturers took on a high level of
responsibility, as they had to make autonomous didactic decisions in the implementation of
digital teaching. This paper focuses on the role of teachers as the driving force behind the
digitization of teaching German as a foreign language in Portuguese universities in the
context of the pandemic. The data obtained through the qualitative study presented here
allowed us to analyze the experiences of teachers and students of German as a foreign
language during the pandemic. We conclude that, despite the rapid availability of training
courses dedicated to the use of digital tools by universities and the commitment of teachers
and students, digital teaching requires not only technical prerequisites and digital skills, but
above all a digital didactic specifically orientated towards the teaching of foreign languages
in the university context. In the near future, filling this gap will be a central challenge in the
process of defining appropriate strategies for digital language teaching.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific