Resumo (PT):
Este capítulo visa dar a conhecer uma experiência de
aprendizagem em serviço, intitulada “Oficina das Comunidades”,
que decorreu no interior norte de Portugal, no âmbito de
uma parceria entre uma organização local, a Associação
Transmontana Pelo Desenvolvimento (ATPD) e professores/
investigadores de Design de Serviços da Universidade do
Minho (UM), da Universidade de Aveiro (UA) e da Universidade
de São Paulo (USP) e de Sociologia da Universidade do Porto
(UP). Um grupo de estudantes universitários desenvolveu um
trabalho de proximidade com as comunidades imigrantes e
ciganas do território de Carrazeda de Ansiães, a partir de um
enfoque interdisciplinar que articulou técnicas participativas de
diagnóstico para a prototipagem de ações/soluções capazes
de responder às necessidades/problemas identificados. Esta
iniciativa de formação não formal envolveu, para além de uma
componente académica e científica, um programa cultural e
recreativo de conhecimento do território, das suas paisagens,
das suas gentes, da sua cultura e gastronomia.
O objetivo principal foi colocar os saberes universitários ao
serviço da comunidade, permitindo aos estudantes experienciar
um contexto real de trabalho onde implementaram os
conhecimentos adquiridos na sua formação, dinamizados e
orientados por uma equipa de professores. As comunidades, as
entidades públicas e técnicas municipais participaram em todo o
processo de co-construção, desde o diagnóstico até à validação
das soluções, através de espaços de reflexão coletiva marcados
pela informalidade, proximidade e partilha.
Esta iniciativa de extensão universitária garantiu a
aprendizagem dos estudantes na e pela prática, a co-construção
de intervenções com e para as comunidades locais, bem como a
transferibilidade de conhecimentos para as entidades e técnicas
municipais. A partir desta experiência interdisciplinar surgiram
propostas de ação/soluções para problemas sociais concretos,
bem como reflexões diversas sobre os modos de fazer e ensinar
ciência para e com a comunidade.
Abstract (EN):
This chapter aims to publicize a service-learning
experience, entitled “Oficina das Comunidades”
(Communities Workshop), which took place in the northern
interior of Portugal, as part of a partnership between a
local organization, the Associação Transmontana Pelo
Desenvolvimento (ATPD), and teachers/researchers
in Service Design from the University of Minho (UM),
University of Aveiro (UA), University of São Paulo (USP)
and Sociology from the University of Porto (UP). A group of
university students developed close work with immigrant
and Romani communities in the territory of Carrazeda de
Ansiães, using an interdisciplinary approach that articulated
participatory diagnostic techniques for prototyping actions/
solutions capable of responding to identified needs/
problems. This non-formal training initiative involved, in
addition to an academic and scientific component, a cultural
and recreational program to learn about the territory, its
landscapes, its people, culture and gastronomy.
The main objective was to put university knowledge at
the service of the community, with students experiencing a
real work context where they implemented the knowledge
acquired in their training, encouraged, and guided by a team
of teachers. Communities, public entities, and municipal
technicians participated in the entire co-construction
process, from diagnosis to validation of solutions, through
spaces for collective reflection marked by informality,
proximity and sharing.
This university extension initiative guaranteed students’
learning in and through practice, the co-construction of
interventions with and for local communities, as well
as the transferability of knowledge to municipal entities
and technicians. From this interdisciplinary experience,
proposals for action/solutions for concrete social problems
emerged, as well as diverse reflections on ways of doing
and teaching science to and with the community.
Type (Professor's evaluation):
Scientific