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A co-construção de ações para a inclusão: contributos da Sociologia e do Design ao serviço das comunidades

Title
A co-construção de ações para a inclusão: contributos da Sociologia e do Design ao serviço das comunidades
Type
Chapter or Part of a Book
Year
2024
Authors
Parente, Cristina
(Author)
FLUP
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Providência, Bernardo
(Author)
Other
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Sampaio, João
(Author)
Other
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Madeira, Rita Correia
(Author)
FLUP
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Medon, Leonor
(Author)
FLUP
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Resumo (PT): Este capítulo visa dar a conhecer uma experiência de aprendizagem em serviço, intitulada “Oficina das Comunidades”, que decorreu no interior norte de Portugal, no âmbito de uma parceria entre uma organização local, a Associação Transmontana Pelo Desenvolvimento (ATPD) e professores/ investigadores de Design de Serviços da Universidade do Minho (UM), da Universidade de Aveiro (UA) e da Universidade de São Paulo (USP) e de Sociologia da Universidade do Porto (UP). Um grupo de estudantes universitários desenvolveu um trabalho de proximidade com as comunidades imigrantes e ciganas do território de Carrazeda de Ansiães, a partir de um enfoque interdisciplinar que articulou técnicas participativas de diagnóstico para a prototipagem de ações/soluções capazes de responder às necessidades/problemas identificados. Esta iniciativa de formação não formal envolveu, para além de uma componente académica e científica, um programa cultural e recreativo de conhecimento do território, das suas paisagens, das suas gentes, da sua cultura e gastronomia. O objetivo principal foi colocar os saberes universitários ao serviço da comunidade, permitindo aos estudantes experienciar um contexto real de trabalho onde implementaram os conhecimentos adquiridos na sua formação, dinamizados e orientados por uma equipa de professores. As comunidades, as entidades públicas e técnicas municipais participaram em todo o processo de co-construção, desde o diagnóstico até à validação das soluções, através de espaços de reflexão coletiva marcados pela informalidade, proximidade e partilha. Esta iniciativa de extensão universitária garantiu a aprendizagem dos estudantes na e pela prática, a co-construção de intervenções com e para as comunidades locais, bem como a transferibilidade de conhecimentos para as entidades e técnicas municipais. A partir desta experiência interdisciplinar surgiram propostas de ação/soluções para problemas sociais concretos, bem como reflexões diversas sobre os modos de fazer e ensinar ciência para e com a comunidade.
Abstract (EN): This chapter aims to publicize a service-learning experience, entitled “Oficina das Comunidades” (Communities Workshop), which took place in the northern interior of Portugal, as part of a partnership between a local organization, the Associação Transmontana Pelo Desenvolvimento (ATPD), and teachers/researchers in Service Design from the University of Minho (UM), University of Aveiro (UA), University of São Paulo (USP) and Sociology from the University of Porto (UP). A group of university students developed close work with immigrant and Romani communities in the territory of Carrazeda de Ansiães, using an interdisciplinary approach that articulated participatory diagnostic techniques for prototyping actions/ solutions capable of responding to identified needs/ problems. This non-formal training initiative involved, in addition to an academic and scientific component, a cultural and recreational program to learn about the territory, its landscapes, its people, culture and gastronomy. The main objective was to put university knowledge at the service of the community, with students experiencing a real work context where they implemented the knowledge acquired in their training, encouraged, and guided by a team of teachers. Communities, public entities, and municipal technicians participated in the entire co-construction process, from diagnosis to validation of solutions, through spaces for collective reflection marked by informality, proximity and sharing. This university extension initiative guaranteed students’ learning in and through practice, the co-construction of interventions with and for local communities, as well as the transferability of knowledge to municipal entities and technicians. From this interdisciplinary experience, proposals for action/solutions for concrete social problems emerged, as well as diverse reflections on ways of doing and teaching science to and with the community.
Type (Professor's evaluation): Scientific
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