Resumo (PT):
Segundo a UNESCO (2023), conflitos globais ocorrem onde há pouco diálogo
intercultural, realçando a importância de ambientes educacionais inclusivos.
Embora Portugal adote políticas interculturais desde os anos 1990, a sua
implementação enfrenta desafios, evidenciados por lacunas em pesquisas
escolares (Conselho Nacional de Educação, 2020). Este artigo apresenta um
recorte de um estudo de caso realizado em duas escolas secundárias na cidade
do Porto: uma no Porto Oriental e outra no Porto Ocidental, premiadas com
o Selo Escola Intercultural, distinção que reconhece boas práticas educativas.
O objetivo deste texto foi analisar as perceções dos professores sobre a
diversidade cultural nessas escolas. A pesquisa qualitativa baseou-se na
legislação, revisão da literatura e questionários. Os resultados revelam as
dinâmicas entre a normativa e a sua prática, os modelos interculturais adotados
e os conceitos sobre diversidade cultural. A compreensão da diversidade está
associada à nacionalidade e ao idioma. Isso pode contribuir para perpetuar
estereótipos e desigualdades estruturais, desafiando os princípios da educação
intercultural. Para fomentar melhorias efetivas, é crucial ampliar a clareza e a
coesão na formulação e implementação das políticas.
Abstract (EN):
According to UNESCO (2023), global conflicts arise where there is little
intercultural dialogue, highlighting the importance of inclusive educational
environments. Although Portugal has adopted intercultural policies since the
1990s, their implementation faces challenges, evidenced by gaps in educational
research (National Education Council, 2020). This article presents a snapshot
of a case study conducted in two secondary schools in the city of Porto: one
in Porto Oriental and the other in Porto Occidental; both were awarded the
Intercultural School Seal, a distinction that recognizes good educational
practices.
The aim of this text was to analyze teachers’ perceptions of cultural diversity
in these schools. The qualitative research was based on legislation, literature
review, and questionnaires. The results reveal the dynamics between
normative principles and their practice, the intercultural models adopted,
and the concepts of cultural diversity. Understanding diversity is associated
with nationality and language. This can perpetuate stereotypes and structural
inequalities, challenging the principles of intercultural education. To foster
effective improvements, it is crucial to enhance clarity and coherence in the
formulation and implementation of policies.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
23