Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Avaliação externa de projetos de investigação-ação: reflexões a partir de uma experiência com mulheres agricultoras rurais
Publication

Publications

Avaliação externa de projetos de investigação-ação: reflexões a partir de uma experiência com mulheres agricultoras rurais

Title
Avaliação externa de projetos de investigação-ação: reflexões a partir de uma experiência com mulheres agricultoras rurais
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2024
Authors
Parente, Cristina
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
Azevedo, Natália
(Author)
FLUP
Madeira, Rita Correia
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Conference proceedings International
Other information
Resumo (PT): A nossa comunicação reporta para um conjunto de reflexões metodológicas sobre um processo de avaliação externa no âmbito de um projeto de investigação e intervenção: Projeto MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior (2020-2023, Sabugal e São Pedro do Sul). Na linha temporal de execução do projeto, desenhámos e operacionalizámos um modelo de avaliação de resultados, orientado a montante pela análise de processo e a jusante pela análise de sustentabilidade. O modelo de avaliação assentou num pressuposto metodológico consentâneo com a especificidade epistemológica do projeto: uma avaliação de cariz qualitativo, participado e transversal, com recurso a técnicas de recolha de informação que integraram tanto a diversidade dos atores presentes e dos contextos territoriais e sociais, como as contingências temporais, organizacionais e sociais de execução do projeto. Com base num desenho assente em quatro momentos (exploratórios, de acompanhamento, de aconselhamento e de avaliação de resultados), concretizados entre novembro de 2021 e maio de 2023, o exercício da avaliação externa permitiu-nos refletir sobre o lugar e a importância dos processos avaliativos participados e horizontais, enquadrados no movimento agroecológico, que sistematizam ciclos de aprendizagem individual, coletiva e organizacional, desenvolvidos com, e para, os grupos-alvo e as equipas dos projetos. O trabalho que realizámos consubstanciou um conjunto de conclusões orientadas para prefigurar a replicabilidade deste tipo de projetos em condições de sustentabilidade temporal, social e territorial. Destacamos a dimensão relacional e afetiva como primeiro passo no processo de empoderamento das populações (relações e redes, momentos de partilha, lazer e comunhão, preservação de memórias e saberes); a (auto e hetero) valorização do papel social das mulheres em contexto rural; as aprendizagens técnicas (das populações e técnicos/as municipais) e as aprendizagens pessoais e organizacionais (dos técnicos/as e outros atores locais, das equipas de investigaçãoação); e a crescente valorização das temáticas da igualdade de género e agricultura familiar, centrais nas agendas políticas nacional e internacional. Fechamos a reflexão com questões em aberto, que remetem para um desafio que se coloca aos que protagonizam projetos similares: quais as garantias de sustentabilidade futura dos resultados obtidos? Para alcançá-las, com recurso às técnicas participativas, adequadas aos contextos de atuação, exige-se uma presença mais regular e próxima das equipas de investigação-ação nos territórios, uma maior disponibilidade dos gruposalvo e mais recursos humanos e financeiros, que permitam reforçar a participação pública, a capacidade de organização informal ou associativa dos grupos-alvo e potenciar ciclos de co-aprendizagem orientados para práticas agroecológicas em territórios rurais.
Abstract (EN): Our communication concerns a set of methodological reflections on an external evaluation process within the scope of a research and intervention project: MAIs Project – Women Farmers in Interior Territories (2020-2023, Sabugal and São Pedro do Sul). Within the framework of the project execution timeline, we designed and operationalized a results evaluation model, guided upstream by process analysis and downstream by sustainability analysis. The evaluation model was based on a methodological assumption consistent with the epistemological specificity of the project: an evaluation of a qualitative, participatory and transversal nature, using information collection techniques that integrated both the diversity of the actors present and the territorial and social contexts, such as the temporal, organizational and social contingencies of project execution. With a design based on four moments (exploratory, monitoring, counseling and results evaluation), carried out between November 2021 and May 2023, the external evaluation exercise allowed us to reflect on the place and importance of the processes participatory and horizontal evaluations, framed in the agroecological movement, which systematize individual, collective and organizational learning cycles, cycles developed with, and for, the target actors and project teams. The work we carried out embodied a set of conclusions aimed at foreshadowing the replicability of this type of projects under conditions of temporal, social and territorial sustainability. We highlight the relational and affective dimension as the first step in the process of empowering populations (relationships and networks, moments of sharing, leisure and communion, preservation of memories and knowledge); the (self and hetero) appreciation of the social role of women in a rural context; technical learning (of populations and municipal technicians) and personal and organizational learning (of technicians and other local actors, of action research teams); and the growing appreciation of the themes of gender equality and family farming, central to national and international political agendas. We close the reflection with a set of open questions, which refer to a challenge facing those who carry out similar projects: what are the guarantees of future sustainability of the results obtained? To achieve them, using participatory techniques, appropriate to the contexts of action, it is required a more regular and closer presence of action research teams in the territories, greater availability of target groups and more human and financial resources, that make it possible to reinforce public participation and informal or associative organization capacity of target groups and to enhance co-learning cycles oriented towards agroecological practices in rural territories
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
File name Description Size
XCIA_LIVRO DE ATAS_CP1 622.03 KB
Related Publications

Of the same authors

Guia de intervenção em igualdade de género na agricultura - metodologias e boas práticas (2023)
Book
Costa, Cristina Amaro da; Gomes, Diana; Rosa, Rosário; Jesus, Miguel; Bandeira, Cristina; Neves, Teresa; Coutinho, Emília; Parente, Cristina ; Madeira, Rita Correia; Azevedo, Natália
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-07-28 at 14:04:53 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing