Resumo (PT):
Em 2022, o baixo-relevo romano incompleto em mármore representando o banquete entre os deuses Mithras e Helios e parte da tauroctonia ou sacrifício do touro, duas cenas primordiais dos Mistérios de Mithras, descoberto em Tróia (Ruínas romanas de Tróia, Grândola, Portugal) na década de 20 do século XX, esteve patente ao público, pela primeira vez, no Museu Saint-Raymond, em Toulouse, França, na exposição internacional Le Mystère Mithra. Plongée au coeur d’un culte romain. Esta peça tem conhecido uma vivência dupla, o original em posse de privados e a réplica, até recentemente disponível na exposição Religiões da Lusitânia - Loquuntur Saxa, no Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa.
Apesar de descoberto há 100 anos por Inácio Marques da Costa no norte da península de Tróia em frente à cidade de Setúbal, no estuário do Sado, o baixo-relevo ainda encerra muitas incógnitas. O valor iconográfico e a qualidade artística reconhecidos ao baixo-relevo levou a que especialistas sugerissem a sua produção fora da província romana da Lusitânia e mesmo da Península Ibérica. A este respeito, as análises ao mármore do baixo-relevo (2020) identificando-o como sendo proveniente do Anticlinal de Estremoz, na Lusitânia (actualmente, o Alentejo, Portugal) apontam para que a sua produção seja provincial e não uma importação. A localização estratégica de Tróia, um centro industrial de produção de salgas de peixe a laborar desde o século I, um porto localizado entre o oceano, o rio e as terras, deu-lhe acesso às “vias do mármore” que, cruzando o Anticlinal de Estremoz lhe disponibilizaram este recurso.
Neste texto pretende-se revisitar o baixo-relevo contribuindo para um melhor conhecimento de Mithras em Tróia na Antiguidade.
Abstract (EN):
The incomplete Roman marble bas-relief depicting the two leading scenes
of the Mysteries of Mithras - the banquet of the gods Mithras and Helios and part
of the tauroctony or the sacrifice of the bull - was discovered in Tróia (present-day,
the Roman ruins of Tróia, Grândola, Portugal) in the 1920s. It was on display for the
first time in 2022 at the international exhibition Le Mystère Mithra. Plongée au coeur
d’un culte romain held at the Saint-Raymond Museum in Toulouse, France. The history
of the bas-relief has been a true “tale of two stories.” The original piece is in private
hands, and a replica has been on display until recently at the exhibition Religiões
da Lusitana- Loquuntur Saxa at the Museu Nacional de Arqueologia in Lisbon.
Despite being discovered 100 years ago by Inácio Marques da Costa in the north
of the Tróia peninsula opposite the city of Setúbal, in the Sado estuary, there is still
much to uncover about the mithraic bas-relief. The iconographic value and artistic
quality recognised in the piece led specialists to suggest its production outside the
Roman province of Lusitania and even the Iberian Peninsula. In this respect, analyses
of the marble of the bas-relief (2020) identifying it as coming from the Estremoz
Anticlinal in Lusitania (currently Alentejo, Portugal) point to its production being
provincial rather than an import. The strategic location of Tróia, an industrial centre
of fish salting production labouring since the 1st century CE, a harbour between the
ocean, the river and the land, gave it access to the “marble routes” cross passing the
Estremoz Anticline, making this resource available to it.
This text aims to revisit the bas-relief contributing to a better knowledge of
Mithras in Tróia in Antiquity.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific