Resumo (PT):
A netiquette envolve um código de comportamento online tido como positivo e inclusivo. Nesta linha,
a temática da cidadania não escapa ao espaço online, sendo a cidadania digital um aspeto cada vez
mais proeminente no desenvolvimento humano e na construção cidadã. Assente nesta esteira, a
carência em competências relacionadas com a netiquette conduz a obstáculos no desenvolvimento
da cidadania digital e, por conseguinte, na concretização de uma cidadania dita plena. Deste modo,
revela-se urgente educar/formar para a cidadania digital por meio da netiquette, sendo parca a
existência de projetos nesta temática. Neste sentido, propomos a construção de um projeto
educativo/formativo assente em processos de gamificação como mote para trabalhar as questões da
netiquette. Levando em conta que 77% das crianças e jovens preferem comunicar online,
desenvolvemos um projeto para a construção de um jogo colaborativo online com o objetivo de
transmitir conhecimentos e propiciar momentos de aquisição de competências relacionados com a
netiquette enquanto veículo para estimular o desenvolvimento da cidadania digital em crianças do 3º
e 4º ano do ensino básico português. Num tom geral, o jogo apresenta uma série de níveis através
dos quais se trabalham os princípios da netiquette por meio, maioritariamente, de missões
colaborativas. O projeto foi premiado internacionalmente pela EUGLOH, sendo possível observar
pistas sobre a sua operacionalização no seguinte link: https://netiqueta.hdsilva.pt/. A par destes
elementos, a equipa irá concorrer a financiamento público para aprofundar as diferentes
componentes do jogo, bem como para alavancar parcerias com escolas e famílias, e autarquias e
empresas. Em suma, na idade em questão, o desenvolvimento de competências de netiquette
favorece uma construção cidadã facilitadora de processos de participação inclusivos, assentes no
respeito e com ganhos em termos de bem-estar, sendo a sua discussão junto da comunidade
académica e escolar uma mais-valia para aprofundar o desenvolvimento do projeto.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific