Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > É bué fixe ser fixe online: discutindo o desenvolvimento de um jogo educativo/formativo para trabalhar a netiquette junto de crianças em idade escolar
Publication

Publications

É bué fixe ser fixe online: discutindo o desenvolvimento de um jogo educativo/formativo para trabalhar a netiquette junto de crianças em idade escolar

Title
É bué fixe ser fixe online: discutindo o desenvolvimento de um jogo educativo/formativo para trabalhar a netiquette junto de crianças em idade escolar
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2024
Authors
Miguel Correia
(Author)
FPCEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Catarina Marques
(Author)
FPCEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Carolina Quirino
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Henrique Silva
(Author)
Other
View Personal Page Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Tiago Rocha
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Coelho, António
(Author)
FEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
Conference proceedings National
Pages: 19-24
Encontro "A Boa Educação na Escola: Perspetivas, Práticas e Desafios"
8 a 13 de janeiro de 2024
Other information
Resumo (PT): A netiquette envolve um código de comportamento online tido como positivo e inclusivo. Nesta linha, a temática da cidadania não escapa ao espaço online, sendo a cidadania digital um aspeto cada vez mais proeminente no desenvolvimento humano e na construção cidadã. Assente nesta esteira, a carência em competências relacionadas com a netiquette conduz a obstáculos no desenvolvimento da cidadania digital e, por conseguinte, na concretização de uma cidadania dita plena. Deste modo, revela-se urgente educar/formar para a cidadania digital por meio da netiquette, sendo parca a existência de projetos nesta temática. Neste sentido, propomos a construção de um projeto educativo/formativo assente em processos de gamificação como mote para trabalhar as questões da netiquette. Levando em conta que 77% das crianças e jovens preferem comunicar online, desenvolvemos um projeto para a construção de um jogo colaborativo online com o objetivo de transmitir conhecimentos e propiciar momentos de aquisição de competências relacionados com a netiquette enquanto veículo para estimular o desenvolvimento da cidadania digital em crianças do 3º e 4º ano do ensino básico português. Num tom geral, o jogo apresenta uma série de níveis através dos quais se trabalham os princípios da netiquette por meio, maioritariamente, de missões colaborativas. O projeto foi premiado internacionalmente pela EUGLOH, sendo possível observar pistas sobre a sua operacionalização no seguinte link: https://netiqueta.hdsilva.pt/. A par destes elementos, a equipa irá concorrer a financiamento público para aprofundar as diferentes componentes do jogo, bem como para alavancar parcerias com escolas e famílias, e autarquias e empresas. Em suma, na idade em questão, o desenvolvimento de competências de netiquette favorece uma construção cidadã facilitadora de processos de participação inclusivos, assentes no respeito e com ganhos em termos de bem-estar, sendo a sua discussão junto da comunidade académica e escolar uma mais-valia para aprofundar o desenvolvimento do projeto.
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
File name Description Size
Livro_de_Atas_BEE_SPCE_v2_LT 611.94 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2025-07-04 at 14:49:57 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal