Resumo (PT):
No século XXI, o ambiente educacional enfrenta desafios dinâmicos, impulsionados pela rápida
evolução tecnológica e mudanças sociais. Os professores do século XXI precisam desenvolver
habilidades e competências que vão além do simples repasse de conhecimento. Além de desenvolver
a competência digital, o pensamento crítico e a resolução de problemas - entre outros - os docentes
devem ser capazes de preparar os seus alunos para serem cidadãos globais conscientes e
empáticos, capazes de compreender e valorizar a diversidade de culturas e ecossistemas e interagir
com os mesmos em prol de um mundo mais pacífico, justo e sustentável (Carmo, 2014; de Haan,
2008a). Consequentemente, as instituições de ensino universitário e politécnico que oferecem
formação inicial de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário devem
ajustar os seus planos de estudo e práticas pedagógicas para vir ao encontro desta demanda. A
presente comunicação visa mostrar algumas atividades implementadas com professores estagiários
de Inglês/Alemão e Português/Alemão dos Mestrados em Ensino (MEIEFA e MEPIEFA) da Faculdade
de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Estas atividades foram apoiadas pela organização
humanitária internacional “Oneness-Heart-Tears and Smiles” / “From Kids to Kids” (com sede em
Nova York) e decorreram na Escola Secundária de Ermesinde, na Escola Básica da Ponte (Santo
Tirso) bem como no Conservatório de Música do Porto. São exemplos de como os professores
estagiários podem sensibilizar os seus alunos para assuntos transversais relacionados com a Agenda
2030, promovendo assim uma consciência global nos seus alunos, alinhando-se com os princípios de
sustentabilidade e cidadania global delineados pela ONU. Como enquadramento teórico são
utilizadas as 12 competências a adquirir pelos professores, definidas no projeto europeu “A Rounder
Sense of Purpose” (RSP). O RSP tem uma visão alargada do significado de competência. É
considerada como algo que resulta da prática e do aumento do conhecimento, ambos sustentados
por valores que levam os professores a melhorar a sua prática. O quadro RSP incentiva os
professores a praticarem uma pedagogia transformadora e orientada para a ação, que envolve os
alunos em processos participativos, sistémicos e criativos
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific