Resumo (PT):
O reboco tipo monocamada é constituído por uma argamassa industrial concebida para revestimento, aplicada numa só camada e que pretende cumprir todas as funções de protecção e decoração conseguidas por um sistema multi-camada. É aplicado como revestimento exterior de paredes, já há largos anos, em alternativa ao reboco tradicional pintado, contudo, o conhecimento
do seu desempenho ao longo do tempo, não é ainda totalmente dominado.
No Laboratório de Física das Construções (LFC) da FEUP, foi desenvolvido um estudo sobre a durabilidade deste tipo de reboco. Tendo como base um produto do mercado, o objectivo passou por: caracterizar o tipo de solicitações a que está sujeito; avaliar as suas características ao longo do tempo; analisar a sua capacidade para continuar a satisfazer as exigências funcionais da parede.
A metodologia deste trabalho passa pela avaliação das propriedades do revestimento no estado inicial e após ter sido submetido a determinados ciclos de envelhecimento artificial acelerado, para posterior comparação. Foram desenvolvidos três procedimentos distintos de envelhecimento acelerado.
Nesta comunicação apresentam-se os principais resultados do referido estudo, nomeadamente no que se refere à aderência ao suporte, à capacidade de impermeabilização e à estabilidade da coloração, para o produto ensaiado.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Vol II