Resumo (PT):
O estudo de equilíbrios complexos, conducente ao traçado dos diagramas de fases, implica o conhecimento das grandezas termodinâmicas de todas as fases dos sistemas envolvidos.
Infelizmente, para alguns sistemas os dados disponíveis na literatura são bastante limitados. Efectivamente, para alem da escassez de dados experimentais, há a acrescentar a falta de coerência entre esses dados. Assim, impõe-se o recurso a um método expedito que permita testar essa coerência e a inserção desses dados numa base de dados termodinâmicos.
O "Thermo Calc" é um programa que permite não só a optimização dos dados experimentais, como também a simples consulta de bases de dados termodinâmicos já disponíveis. O "Thermo Calc" recorre ao método dos mínimos quadrados para ajustar não só os dados experimentais conducentes ao traçado dos diagramas de fases como também os dados relativos às diferentes grandezas termodinâmicas. Tal mode1ização e optimização é feita com base em modelos estatísticos mais apropriados a cada caso. solução ideal, solução regular, composto estequiométrico, solução intersticial, fase ordenada tipo Laves, solução líquida iónica, solução substituciona, etc.
A acção COST-507 prossegue, já com bons resultados, na elaboração de uma base de dados termodinâmicos dos sistemas à base de metais leves, nela participando uma série de países europeus. Assim, ao longo destes últimos anos tem-se vindo a assistir a urna intensa permuta de dados experimentais, entre os diferentes grupos, conducente a uma modelização dos diversos sistemas para postenor incorporação dos dados, após optimização, numa base de dados. Tal base de Dados, associada ao programa "Thermo-Calc" ou outros afins, constitui, sem margem para dúvidas, um excelente meio de ensino da Termodinâmica como também um precioso auxiliar para o desenvolvimento de novos materiais.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific