Resumo (PT):
As redes de computadores conduzem a evidentes benefícios no que respeita a um melhor aproveitamento de recursos e o aumento do rendimento dos seus utilizadores, quando comparadas com conjuntos de computadores isolados.
No entanto, devido à forma de utilização actual das máquinas em rede, as capacidades dos recursos e o poder de computação potencialmente disponíveis são, em boa medida, desaproveitados, pois cada maquina não está constantemente a ser utilizada ao máximo; muito pelo contrário, cargas inferiores a 50% são bastante comuns.
É, pois, de todo o interesse, proceder à rentabilização de todo aquele equipamento, para o que se torna necessário elaborar software capaz de monitorizar o estado geral da rede e escolher, de forma automática, o modo mais eficaz de executar uma dada aplicação, requisitada em qualquer nó da rede; caso a máquina escolhida viesse a ter dificuldades e, inclusivamente, fosse abaixo, esse facto seria reconhecido e sanado, possivelmente através da re-iniciação da aplicação noutra máquina.
Por outro lado, aplicações escritas por forma a aproveitar a existência de múltiplos processadores, veriam a distribuição das suas diversas partes constituintes ser efectuada de forma óptima por software adequado, que também apoiaria a coordenação das partes e zelaria pela execução óptima das aplicações paralelas.
Esta problemática é aqui abordada no sentido da especificação do software capaz de monitorizar e gerir uma rede de máquinas idênticas, correndo o sistema operativo Unix, e destinado a trabalhar com aplicações clássicas, e de forma invisível para o utilizador.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
7