Resumo (PT):
Com o crescente desenvolvimento e evolução tecnológica, a energia elétrica tem assumido um papel muito relevante para a sustentabilidade da sociedade e dos setores de atividade a ela associados. No entanto, essa sustentabilidade tem sido suportada, sobretudo, pelo consumo de recursos energéticos não renováveis (e.g., petróleo, carvão, gás natural). A consciencialização, por parte do Homem, da esgotabilidade destes recursos energéticos e dos problemas ambientais associados à sua utilização, conduziu à procura de fontes energéticas renováveis. De entre estas destacam-se a energia solar, eólica, geotérmica, das marés, hídrica, da biomassa e das ondas.
O presente trabalho enquadra-se no âmbito da última fonte de energia renovável referida, a energia das ondas, e visou o estudo e a análise da viabilidade e do funcionamento de um novo dispositivo conversor da energia das ondas, o CECO ¿ Conversor da Energia Cinética das Ondas, registado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com o Nº PT 105015.
O estudo experimental foi dividido em três fases: na primeira fase foi construído um modelo físico à escala do dispositivo de acordo com as especificações descritas no registo de patente, enquanto na segunda fase foi escolhido, analisado e caraterizado o comportamento do sistema de reprodução do Power Take Off (PTO). Por fim, na terceira fase, o modelo físico foi testado no tanque de ondas do Laboratório de Hidráulica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, para diversas condições de agitação marítima, níveis de amortecimento do sistema de reprodução do PTO e modo de funcionamento do dispositivo.
Este estudo envolveu a utilização de técnicas de medição e de experimentação avançadas, e permitiu a análise do comportamento do dispositivo CECO para diferentes condições de teste e compreender o seu modo de funcionamento. Os resultados experimentais obtidos permitiram efetuar a análise dos movimentos do dispositivo segundo os seus seis graus de liberdade, a comparação das séries temporais do movimento principal do dispositivo com a da elevação da superfície livre da água no mesmo intervalo de tempo, uma análise espetral visando o estudo da influência do amortecimento introduzido pelo sistema de reprodução do PTO na resposta do dispositivo e a estimativa da potência absorvida e da energia produzida.
Apesar de se tratar da primeira fase de estudo do dispositivo CECO, os resultados obtidos permitiram concluir que o conceito que lhe está associado é globalmente funcional, tendo sido obtidas larguras de captura relativamente elevadas. Foi ainda possível apontar um conjunto de questões que necessitam de um estudo mais aprofundado em fases subsequentes, de forma a otimizar o rendimento do dispositivo.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
pjrsantos@fe.up.pt
No. of pages:
15