Resumo (PT):
O presente artigo descreve brevemente o mecanismo de soldadura por difusão. São discutidas as vantagens e o potencial da sua utilização; faz-se em seguida uma apresentação do sistema de soldadura por difusão recentemente adquirido pelo IDMEC - Pólo FEUP.
A soldadura por difusão é um processo de ligação no estado sólido que produz a coalescência interatómica das superfícies a unir como consequência da aplicação de temperaturas e pressões elevadas, num ambiente de vácuo.
Apesar de não ser urna técnica nova, a soldadura por difusão só alcançou aceitação em virtude das suas vantagens e da utilização cada vez maior de novos materiais e novas ligas em indústrias de ponta. As vantagens são: capacidade de ligar a maioria dos metais e alguns metaloides nas mais variadas combinações; deformações, distorções e tensões de soldadura mínimas; excelente qualidade da soldadura; alta precisão dimensional dos componentes soldados; tensões residuais mínimas quando comparado com outros processos de soldadura; relativa independência das dimensões dos elementos a ligar, o tempo do processo não depende nem da área nem do número de componentes; possibilidade de optimização tecnológica com abaixamento de custos.
O equipamento necessário para a realização da operação da soldadura por difusão é constituído por um forno de alta temperatura, um sistema de vácuo, um sistema servo-hidráulico com o respectivo actuador e um sistema automatizado geral de controlo.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific