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Caracterização de Escorias com vista a sua utilização em camadas de Sub-base e Base de Pavimentos Rodoviários

Title
Caracterização de Escorias com vista a sua utilização em camadas de Sub-base e Base de Pavimentos Rodoviários
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2000
Authors
Luís Miguel Nicolau
(Author)
FEUP
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Ana Teixeira Bastos
(Author)
FEUP
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Maria de Lurdes Lopes
(Author)
FEUP
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António Silva Cardoso
(Author)
FEUP
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Conference proceedings National
Pages: 429-438
1° Congresso Rodoviario Português
Lisboa
Other information
Resumo (PT): A valorização energética dos resíduos sólidos urbanos, RSU, origina gases de combustão, águas de lavagem contaminadas e resíduos sólidos não combustíveis, os quais são constituídos, em grande percentagem, pelas escórias, que representam cerca de 30% da massa dos RSU incinerados e apresentam um aspecto de saibro grosseiro. O estudo de soluções para a utilização das escórias reveste-se na actualidade da maior importância técnica, económica e social, devido, não somente ao custo do seu armazenamento, mas também aos problemas ambientais que daí decorrem. Conscientes da importância e actualidade do problema, a LIPOR (Serviço lntermunicipalizado de Tratamento de Lixos da Região do Porto) e a FEUP têm em desenvolvimento uma acção concertada que visa a avaliação da viabilidade de aplicação das escórias por ela produzidas como materiais de construção civil e obras públicas. Numa primeira fase, uma amostra de escórias foi caracterizada laboratorialmente do ponto de vista geotécnico e ambiental. Os ensaios realizados permitiram concluir que as escórias estudadas são materiais capazes de substituir com êxito os materiais tradicionais (solos) na construção de leitos de pavimento ou aterros rodoviários. O presente trabalho emana de uma segunda fase desse estudo, na qual se procurou avaliar as potencialidades de aplicação de escórias de incineração de RSU em camadas de sub-base e base de pavimentos rodoviários. O estudo foi desenvolvido utilizando o mesmo material que foi usado na caracterização laboratorial realizada na 1 ª fase do trabalho. Os resultados que se apresentam e analisam permitem um posicionamento optimista no que se refere às potencialidades de utilização de escórias de incineração de RSU na construção rodoviária, nomeadamente na pavimentação de estradas secundárias.
Abstract (EN): The process of buming municipal solid waste, RSU, generates combustion gases, wastewater and residues, which are essentially constituted by bottom ashes. These ones represent approximately 30% of the municipal solid waste bumed and resemble well-graded gravei. ln these circumstances, the study of solutions conceming the upgrading of bottom ashes are of the most technical, economical and social importance due, not only to the high cost of landfilling, but also to subsequent environmental problems. Aware of the importance of the subject, LIPOR and FEUP are developing an experimental research program on the viability of reusing municipal incinerator bottom ash as civil construction and public works materiais. ln a first stage, a sample of bottom ashes was evaluated from mechanical and environmental viewpoints. Test results indicate bottom ashes could be used as a substitute of soils in granular sub-bases or embankment applications. The present paper corresponds to the second stage of this research, where the viability of reusing municipal solid waste bottom ash in road bases of secondary roads was studied. The study was developed with the sarne material used in the geotechnical and environmental characterization. The results presented and analysed in this paper show good perspectives concerning the viability of using municipal solid waste bottom ash in road bases.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
No. of pages: 10
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