Resumo (PT):
A Mecânica da Fractura (MF) tem registado significativos progressos analíticos e experimentais, do ponto de vista da modelação numérica e da Ciência dos Materiais, sendo um camp o de I&D com relevante aplicação tecnológica quer na concepção de produtos , quer na análise de vidas residuais e interpretação de roturas em serviço.
No nosso dia-a-dia encontram-se crescentes aplicações da MF, devido ao facto de a concepção de produtos e I&D requererem cada vez rnais uma estreita ligação de abordagens envolvendo propriedades e conhecimentos dos materiais, a modelação numérica e o ensaio de peças ou estraturas complexas. Neste contexto, foi criada no INEGI - Instituto de Engenharia Mecanica e Gestão Industrial, com o apoio do PEDIP, a Unidade para o Estudo do Comportamento à Fadiga de Estruturas (CEFAD), que estará ao serviço da industria portuguesa, perrnitindo uma melhoria da fiabilidade e durabilidade dos componentes e estruturas.
Para a concretização deste objectivo, o CEFAD conta com a colaboração de pessoal qualificado e com larga experiência na realização de trabalhos de I&D, e realizou um considerável investimento em equipamento experimental. O CEFAD propõe-se realizar trabalhos de investigação e desenvolvimento, executar trabalhos de apoio à indústria, e contribuir para a formação de quadros técnicos, para o que acolhe estagiários e bolseiros. Um dos equipamentos do CEFAD, o sistema modular para ensaios de fadiga, será objecto de descrição no presente texto.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
Comunicação Nº 8