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Modelação da Interacão Veículo-Estrutura

Title
Modelação da Interacão Veículo-Estrutura
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
1995
Authors
Sara Santos Cruz
(Author)
FEUP
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Raimundo Delgado
(Author)
FEUP
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Conference proceedings National
IV Encontro Nacional de Mecânica Computacional
Lisboa, 10 - ABRIL - 1995
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Resumo (PT): O presente trabalho aborda o problema da modelação da interacção entre um veiculo e a estrutura sobre a qual se desloca. A análise dos efeitos dinamicos resultantes do sistema veiculo-estrutura são estudados comparativamente através de duas metodologias: a primeira considera o veiculo como uma sucessão de massas rolantes que actuam na estrutura, e a segunda resulta da consideração da interacção no sistema formado pelas duas estruturas que são analisadas simultaneamente. Ambas as metodologias recorrem ao Método dos Elementos Finitos, e na resolução da Equação de Equilíbrio Dinamico adopta-se o Método de Newmark. Apresentam-se os fundamentos em que se baseiam as metodologias, e estuda-se a sua adequacão a análise do comportamento dinamico, de estruturas sujeitas à passagem de veiculos. O exemplo apresentado apoia-se no estudo de uma ponte ferroviária sujeita à passagem de um comboio, que corresponde a um tipo de problemas onde usualmente surgem efeitos dinamicos muito significativos, especialmente para velocidàdes elevadas.
Abstract (EN): This work is an approach to the problem of modelling the interaction between a structure and a vehicle moving aloog it. The analysis of the dynamic effects that result from the system structure-vehicle are studied comparatively by two methodologies: the first considers the action of the vehicle being similar to several moving loads, and the second, that contemplates the presence of interaction, simultaneously studies the structure and the vehicle during its passage. Both methodologies use the Finite Element Method and adopt the Newmark Method in the resolution of the Differential Equation of Motion. The principles which define the methodologies are presented with their suitability to the analysis of the dynamic behaviour of structures subjected to the passage of vehicles. The given exemple is based on a railway bridge under the action of a train, which corresponds to a certain type of problems in which the dynamic effects are very important. specially at high speed.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
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