Resumo (PT):
No presente artigo, apresenta-se uma metodologia para análise de elementos fendilhados,
submetidos a flexão composta, sob a acção de carregamentos cíclicos. Esta metodologia
considera explicitamente as propriedades de fractura do betão simples e a relação tensão
de aderência-deslizamento na interface entre a armadura traccionada e o betão
envolvente.
No artigo, são apresentadas as potencialidades do modelo e são comparados os
resultados obtidos através da presente metodologia com aqueles que resultam da
utilização de modelos de elementos finitos, com fendas discretas. Por fim, apresenta-se a
aplicação da metodologia no estudo do comportamento dinâmico de uma ponte ferroviária,
em que é ultrapassada a resistência à tracção do betão em alguns pontos do tabuleiro. O
exemplo apresentado evidencia a importância da quantificação rigorosa dos efeitos da
fendilhação neste tipo de estruturas, para o cálculo da aceleração no tabuleiro induzida
pela passagem de comboios de alta velocidade.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
8