Resumo (PT):
Os programas e metas curriculares de Português para o Ensino Básico e Ensino Secundário
indicam, no domínio da educação literária, a partir do 7.º ano de escolaridade, apenas poetas
incluídos no cânone dito para adultos, na expectativa de que os alunos assim melhor
adquiram maturidade linguística e literária. Nas unidades curriculares de literatura
portuguesa ou literatura estrangeira lecionadas no Ensino Superior não encontramos, em
regra, poetas orientados para o público infantil ou adolescente, pressupondo-se que é
inadequada a regressão a textos escritos para idades “menores”. Impõe-se, assim, a
indagação: serão os poemas escritos para crianças ou adolescentes esteticamente inferiores
aos textos líricos de receção adulta? São os textos em verso destinados a crianças e
adolescentes (ainda) poemas? Merecem tais textos versificados, tanto como os poemas de
autores para adultos, ser, em correspondente medida, integrados em manuais do Ensino
Básico e Ensino Secundário, ou em programas curriculares do Ensino Superior? Tomando
como paradigma o poema Consulta, de Maria Alberta Menéres, este ensaio procura
evidenciar que também os poemas primariamente destinados a crianças ou adolescentes
revelam, sob a sua aparente rudimentaridade conteudística e formal, uma requintada
construção poética, que apura o saber e a sensibilidade do público jovem ou adulto.
Abstract (EN):
The programs and goals for Portuguese in Elementary and Secondary Schools indicate,
concerning literary education, from the 7th grade onwards, only so-called poets for adults,
in the expectation that students thus acquire linguistic and literary maturity. Also the
programs of Portuguese Literature or Foreign Literature taught at Portuguese Universities,
do not indicate poets who wrote or write for children or teenagers assuming that the
regression to texts written for “younger” ages is inappropriate. Several questions arise: Are
poems written for children or teenagers aesthetically inferior to the lyrical texts written for
adults? Are texts in verse intended for children and teenagers (still) poems? Do such texts
deserve to be read in Elementary and Secondary schools? Taking as paradigm the poem
Consulta, by Maria Alberta Menéres, this essay intends to show that poems primarily
intended for children or teenagers reveal, under apparently rudimentary content and form, an exquisite poetic construction, refining thought and sensibility of young and adult
readers.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific