Resumo (PT):
Devido a factores externos à estrutura, houve necessidade de se proceder à consolidação estrutural de dois arcos da estrutura de apoio do coro alto da Igreja de Ponte da Barca, que serão designados por arcos secundários e que registaram abatimentos da zona central. Para além dos factores externos à estrutura, alterações internas ocorridas devido à modificação do funcionamento do espaço do coro alto efectuada ao longo dos tempos, foram introduzindo por si só alterações no funcionamento estrutural destes elementos.
Nestes arcos, que têm como particularidade o facto de serem arcos abatidos com a sua zona central praticamente de nível, a intervenção foi feita de forma a controlar as deformações que poderiam trazer alterações irreversíveis à estrutura, optando-se pela introdução de uma estrutura metálica sobre os arcos secundários, coincidente com a zona de intercepção de duas abóbadas orientadas em planos perpendiculares.
Aliviando-se desta forma a carga dos arcos secundários repôs-se também de certa forma as condições estruturais iniciais, garantindo-se a estabilidade estrutural dos elementos em causa sem alteração do valor estético e histórico do edifício.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
aarede@fe.up.pt
No. of pages:
10
License type: