Resumo (PT):
O estudo do comportamento à humidade dos materiais e dos elementos de construção reveste-se da maior importância para a caracterização do seu desempenho, nomeadamente no que se refere à durabilidade, à estanquidade e à degradação do aspeto.
O problema da humidade nos edifícios tem suscitado desde sempre um grande interesse. Contudo, a explicação científica para as diferentes formas de manisfestação a qua está associada tem sido, muitas vezes, dificil dada a complexidade dos fenómenos envolvidos.
Devido à elevada espessura e à complexa composição das paredes das construções históricas, para se proceder ao estudo da humidade ascensional torna-se imprescindíval uma anállise bidimensional da transferência de humidade, tendo em atenção as diferentes condições de fronteira.
Tendo por finalidade a validação do modelo numérico utilizado e o estudo experimental da influência das condições de fronteira no fenómeno da humidade ascensional, desenvolveu-se no Laboratório de Física das Construções da Universidade do Porto um dispositivo experimental.
Neste artigo apresentamos os resultados de algumas das smulações efetuadas e a comparação com os resultados experimentais. Apresentamos também a aplicação prática a uma Igreja no Norte de Portugal de um sistema de ventilação da base das paredes utilizada para controlar a humidade ascensional.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
11