Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Modelação física do comportamento de navios amarrados em portos: aplicação ao Terminal de Petroleiros de Leixões
Publication

Publications

Modelação física do comportamento de navios amarrados em portos: aplicação ao Terminal de Petroleiros de Leixões

Title
Modelação física do comportamento de navios amarrados em portos: aplicação ao Terminal de Petroleiros de Leixões
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2011
Scientific classification
FOS: Engineering and technology > Civil engineering
CORDIS: Technological sciences > Engineering > Civil engineering > Hydraulic engineering
Other information
Resumo (PT): As interacções entre o navio, o sistema de amarração e a própria bacia portuária são complexas, sendo a resposta do navio às solicitações exteriores a que é submetido normalmente não-linear. Neste contexto, a modelação física tem um papel de relevo. No entanto, para que os resultados obtidos possam ser utilizados com confiança, é fundamental que os principais fenómenos físicos que governam a resposta dos navios amarrados (no interior de portos) estejam correctamente reproduzidos no modelo físico. O presente trabalho apresenta as principais técnicas utilizadas no estudo do comportamento de navios amarrados em portos; realça a importância do uso de agitação irregular nesses estudos; e analisa a influência da duração do teste experimental (tempestade) e da sequência temporal das ondas geradas, na resposta de um navio amarrado. Por último, são apresentadas algumas das principais conclusões obtidas no âmbito do estudo do comportamento de um navio amarrado no Posto ¿A¿ do Terminal de Petroleiros de Leixões, nomeadamente ao nível da compreensão da influência de alguns fenómenos nas condições operacionais existentes e da análise da eficácia de algumas intervenções passíveis de serem implementadas nesse posto de acostagem.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
No. of pages: 24
License type: Click to view license CC BY-NC
Documents
File name Description Size
PT009_P.Rosa.Santos.7as.JPECP_PUB 3048.29 KB
Related Publications

Of the same authors

Obra de Defesa Marginal da Denominada "Praia da Couve", na Frente Urbana da Apúlia (1997)
Technical Report
F. Veloso Gomes; Paulo Jorge Rosa Santos
Single-layer cube armoured breakwaters: Critical review and technical challenges (2020)
Another Publication in an International Scientific Journal
Filipe Vieira; Francisco Taveira Pinto; Paulo Rosa Santos
Scour Protections for Offshore Foundations of Marine Energy Harvesting Technologies: A Review (2021)
Another Publication in an International Scientific Journal
Tiago Ferradosa; João Chambel; Francisco Taveira Pinto; Paulo Rosa Santos; Francisco V. C. Taveira Pinto; Gianmaria Giannini; Piet Haerens
Risk analysis in ocean and maritime engineering (2025)
Another Publication in an International Scientific Journal
Ana Bento; Tiago Ferradosa; Paulo Rosa Santos; Francisco Taveira Pinto

See all (284)

Of the same scientific areas

Programa TSUNAMIS.2D (1996)
Technical Report
Rui Carneiro de Barros
On the Recovery of Mineral Resources from the Deep Sea (1995)
Technical Report
Rui Carneiro de Barros
On the Analysis of Turbulent Flows (1992)
Technical Report
Rui Carneiro de Barros

See all (73)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-07-21 at 02:38:47 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing