Resumo (PT):
A Universidade do Porto, através do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia, fundou há 26 anos o INEGI - Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, com a missão de reforçar a cooperação entre esta Universidade e o meio empresarial.
Apesar da crise económica e financeira atual, que, como tudo indica, ainda estará longe de terminar, o INEGI tem crescido e continuado a sua atividade de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) e Transferência de Tecnologia, na convicção de que a única via para Portugal ultrapassar o seu défice competitivo é apostar na inovação e na internacionalização, tendo a ciência e tecnologia um papel de relevo nesse desiderato.
A colaboração do INEGI com as empresas permitiu aos docentes da Faculdade de Engenharia transferir os conhecimentos gerados nos seus trabalhos de investigação e simultaneamente envolverem os estudantes dos diversos ciclos de estudo nestas atividades, contribuindo assim para um ensino com um caráter mais experimental e aplicado, tornando a integração destes futuros engenheiros nas empresas muito mais eficaz.
Sabendo-se que a inovação nas pequenas e médias empresas industriais Portuguesas no ramo da Engenharia Mecânica é muitas vezes inexistente ou incipiente, a ligação ao INEGI permite uma cooperação extremamente rápida e proveitosa. O Instituto desenvolveu mais de 1400 projetos para organizações públicas e privadas, sendo hoje em dia reconhecido como um parceiro credível e de excelência para o estabelecimento de protocolos e projetos conjuntos com instituições nacionais e internacionais.
Esta comunicação pretende demonstrar as vantagens que as empresas podem usufruir, através da ligação a Institutos de Interface/Universidades, permitindo assim aumentar a sua competitividade. As áreas de intervenção dos projetos inovadores aqui focados abrangem uma grande variedade de temas multidisciplinares, desde as energias renováveis, desenvolvimento de processos tecnológicos e sistemas mecânicos, materiais compósitos, fabrico aditivo e tecnologias avançadas de produção e gestão industrial.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific