Resumo (PT):
A aprendizagem cooperativa (AC) constitui uma abordagem pedagógica que a investigação tem
demonstrado assegurar melhores aprendizagens académicas e o desenvolvimento de competências
sociais por comparação com abordagens tradicionais de natureza individualista e competitiva. A AC
consiste na realização de atividades educativas feitas por estudantes, organizados em grupos, que
perseguem objetivos comuns, maximizando a sua aprendizagem e a dos seus pares. Existem vários
modelos de AC, mas todos eles pressupõem avaliar o investimento dos elementos dos grupos com
objetivo de assegurar que as classificações individuais traduzam o esforço dos estudantes para os
objetivos coletivos, indiscutivelmente o aspeto mais delicado e complexo neste processo. Na presente
comunicação apresentar-se-á uma metodologia de diferenciação de classificações individuais de
trabalhos de grupo, realizada com base nas auto e heteroavaliações que os estudantes realizam
individualmente uma vez concluído o trabalho de projeto, que tem vindo a ser utilizada numa unidade
curricular dos mestrados em ensino ministrados na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
desde 2008. De acordo com este procedimento é possível que os alunos obtenham uma classificação
superior, inferior ou idêntica à atribuída ao trabalho, o que tem sucedido em aproximadamente 50%
dos casos. Serão analisadas as potencialidades e as limitações deste processo.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific