Resumo (PT):
O presente trabalho pretende apresentar parte da investigação desenvolvida no âmbito do Projecto COVICOCEPAD relativa ao controlo semi-activo de estruturas de engenharia civil através da utilização de amortecedores Magneto-Reológicos (MR). Para este efeito foi construído um modelo numérico que permite a inclusão do comportamento do amortecedor MR no modelo estrutural através de uma formulação em espaço de estado. Este modelo baseia-se na utilização de uma lei de controlo semi-activo do tipo “Clipped Optimal” que permite controlar o amortecedor MR e, assim, controlar a resposta da estrutura.
Para validar o modelo numérico foram adquiridos dois amortecedores MR e foi construído um pórtico metálico à escala reduzida com 3 pisos. Este modelo experimental permitirá a calibração do modelo numérico e a validação dos resultados obtidos com esse modelo numérico. Os amortecedores MR foram previamente ensaiados na FEUP de forma a obter a lei que define o seu comportamento. Realizou-se ainda um processo de identificação de parâmetros dinâmicos que permitiu obter as frequências próprias e os modos de vibração da estrutura metálica.
Finalmente, são apresentados alguns resultados numéricos do pórtico associado a um sistema de controlo semi-activo baseado na utilização de um amortecedor MR localizado ao nível do primeiro piso.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific