Resumo (PT):
Este estudo pretende enquadrar duas Exposições de Arquitectura realizadas no
Porto, a primeira em 1951, promovida pelo grupo ODAM (1947-1952), e a
segunda em 1953, promovida pela Escola Superior de Belas Artes do Porto em
homenagem ao arquitecto José Marques da Silva (1869-1947).
Assumiu-se, como elemento agregador, a Escola de Belas Artes do Porto e,
como personagens fundamentais, os arquitectos José Marques da Silva e Carlos
Ramos (1897-1969), cuja afinidade se justifica pela actividade pedagógica
realizada e consequente responsabilidade que tiveram na formação de arquitectos
na primeira metade do século XX.
O objectivo principal é fazer um reconhecimento dos acontecimentos
referidos, reunir a informação e sistematizar os dados de uma forma operativa,
criando um corpo de conhecimento que os permita (re)conhecer. Paralelamente,
pela exposição e confrontação de ambos os acontecimentos, pretende-se perceber
o seu significado no contexto espácio-temporal em que se inserem, reconhecer e
enquadrar os seus intervenientes, esclarecendo algumas circunstâncias da sua
formação e da sua actividade profissional, e contextualizar alguns eventos culturais
realizados na cidade do Porto durante a época estudada, nunca antes submetidos a
uma análise comparativa.
Abstract (EN):
This study attempts to frame two Architecture Exhibitions held in Porto, the first
in 1951, promoted by the group ODAM (1947-1952) and the second in 1953, by
the ESBAP, in tribute to the architect José Marques da Silva (1869-1947).
It was assumed, as an aggregator, the ESBAP, and as key characters, José
Marques da Silva and Carlos Ramos (1897-1969), whose affinity is justified by the
educational activity at the school and the consequent responsibility they had in the
formation of architects in the first half of the twentieth century.
The main objective is to make a recognition of the events, gather and
systemize the information creating a body of knowledge that allows its recognition.
Alongside, the exposure and confrontation of the two events intents to clarify its
objectives in its context, to recognize its the actors, explaining the circumstances of
their formation and work, and contextualizing some cultural events held in Porto
during the time studied never subjected to a comparative analysis.
Language:
Portuguese