Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Educação de surdos no Brasil no século XX: concepções de ensino na obra Introdução à didática da fala de Ana Rímoli
Publication

Publications

Educação de surdos no Brasil no século XX: concepções de ensino na obra Introdução à didática da fala de Ana Rímoli

Title
Educação de surdos no Brasil no século XX: concepções de ensino na obra Introdução à didática da fala de Ana Rímoli
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2023
Authors
Anachoreta, Vanessa
(Author)
FLUP
Other information
Resumo (PT): No século XX, conforme a educação de surdos foi tendo seu espaço reconhecido em discussões pedagógicas, estudos sobre qual seria o melhor método de ensino para esses sujeitos começaram a ser desenvolvidos. No caso da década de 50, a proposta educativa – apesar da presença de diferentes métodos – visava sempre o mesmo fim: o ensino da língua oral (oralização e leitura labial) para a suposta salvação do isolamento no qual o surdo se encontrava. Visando aprofundar tal contexto, o presente trabalho, a partir do arcabouço teórico da Historiografia Linguística, tem como objetivo analisar o manual Introdução à Didática da Fala de Ana Rímoli de Faria Dória, publicado em 1957. A escolha desse corpus justifica-se devido ao fato de a obra descrever detalhadamente a proposta educativa e o método de ensino praticado no período. A respeito da metodologia, a presente investigação busca interpretar e explicar como se constituíram historicamente as propostas de ensino do contexto estudado a partir da análise de parâmetros internos e externos da obra. O trabalho em questão se organiza da seguinte forma: inicialmente, a obra é descrita; depois é analisada qual a concepção de ensino e o posicionamento pedagógico da autora; e, por fim, é desenvolvido de que forma a leitura, a escrita, a fala e questões metalinguísticas são concebidas como elementos de um mesmo processo de aprendizagem.
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Contact: Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/510051-educacao-de-surdos-no-brasil-no-seculo-xx--uma-analise-historiografica-da-obra-introducao-a-didatica-da-fala-de-a/
Documents
File name Description Size
Anachoreta_510051 Resumo 81.28 KB
Anachoreta_Artigo publicado - SIMELP 5662.40 KB
Related Publications

Of the same authors

Portuguese sign language and other sign languages: studies on morphosyntax, semantics and lexicon (2024)
Book
Morgado, Celda; Brito, Ana Maria ; Mineiro, Ana ; Costa, José António ; Moita, Mara; Anachoreta, Vanessa; Oliveira, Inês
Historiografia gramatical peninsular : basco, catalão, galelgo e mirandês em contexto (2023)
Book
Duarte, Sónia; Anachoreta, Vanessa; Ponce de León Romeo, Rogelio
Pensando historicamente concepções a respeito do professor e de seu papel no ensino para surdos no Brasil (2023)
Summary of Presentation in an International Conference
Anachoreta, Vanessa

See all (16)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-08-07 at 17:39:18 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing