Resumo (PT):
No século XX, conforme a educação de surdos
foi tendo seu espaço reconhecido em discussões pedagógicas,
estudos sobre qual seria o melhor método de ensino
para esses sujeitos começaram a ser desenvolvidos. No caso
da década de 50, a proposta educativa – apesar da presença
de diferentes métodos – visava sempre o mesmo fim: o ensino
da língua oral (oralização e leitura labial) para a suposta
salvação do isolamento no qual o surdo se encontrava.
Visando aprofundar tal contexto, o presente trabalho, a
partir do arcabouço teórico da Historiografia Linguística,
tem como objetivo analisar o manual Introdução à Didática
da Fala de Ana Rímoli de Faria Dória, publicado em 1957. A
escolha desse corpus justifica-se devido ao fato de a obra
descrever detalhadamente a proposta educativa e o método
de ensino praticado no período. A respeito da metodologia,
a presente investigação busca interpretar e explicar como se
constituíram historicamente as propostas de ensino do contexto
estudado a partir da análise de parâmetros internos e
externos da obra. O trabalho em questão se organiza da seguinte
forma: inicialmente, a obra é descrita; depois é analisada
qual a concepção de ensino e o posicionamento pedagógico
da autora; e, por fim, é desenvolvido de que forma a leitura, a escrita, a fala e questões metalinguísticas são concebidas como elementos de um mesmo processo de aprendizagem.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/510051-educacao-de-surdos-no-brasil-no-seculo-xx--uma-analise-historiografica-da-obra-introducao-a-didatica-da-fala-de-a/