Resumo (PT):
O crescente conhecimento das suas propriedades e o avanço nas técnicas do seu processamento têm permitido uma utilização cada vez mais variada dos materiais compósitos de matriz polimérica. Embora as aplicações mais frequentes estejam relacionadas com o uso de fibras de vidro ou de carbono como material de reforço, a utilização de fibras de reforço naturais tem vindo a merecer maior atenção. A utilização deste tipo de compósitos está limitada pela desconfiança que resulta da inconsistência das suas propriedades mecânicas e susceptibilidade a operações de maquinagem.
Neste trabalho são comparadas placas laminadas com dois tipos de reforços: fibra de vidro e fibra de sisal, ambos obtidos por processamento manual. Para caracterização das principais propriedades de resistência, como a tensão de rotura ou o módulo de elasticidade, foram realizados ensaios mecânicos. De seguida, as placas foram furadas com dois tipos de broca ¿ helicoidal e `Brad¿ ¿ e duas velocidades de avanço ¿ baixa e alta ¿ sendo a velocidade de corte constante. Após furação, as placas foram radiografadas com recurso a radiografia digital com contraste e as imagens obtidas foram sujeitas a técnicas de processamento e análise de imagem através da utilização de uma plataforma computacional que integra uma rede neuronal para segmentar as imagens. Desta forma foi possível obter resultados da extensão de dano associado à operação de furação ¿ delaminação ¿ que seguidamente foram correlacionados com os resultados dos ensaios mecânicos complementares.
As conclusões deste trabalho permitem contribuir para uma melhor compreensão das possíveis utilizações dos compósitos de fibra natural relativamente a compósitos mais tradicionais.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
www.fe.up.pt/~tavares
No. of pages:
14
License type: