Resumo (PT):
A ocorrência de galgamentos e a estabilidade do manto resistente constituem dois dos principais problemas das estruturas portuárias protegidas por quebramares. No caso particular do quebramar Norte do porto de Leixões, a área interior abriga um terminal petroleiro, designado por Posto A, no qual as exigências em termos de segurança são elevadas e que, não se verificando, limitam muitas vezes a operacionalidade do terminal. Tendo por objectivo melhorar as condições de operacionalidade do terminal petroleiro de Leixões, através da redução dos galgamentos que ocorrem durante o ano, foi construído um modelo reduzido 2D correspondente à secção do Posto A do quebramar, para ser testado no tanque de ondas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Abstract (EN):
he overtopping phenomena and the stability of the rubble mound blocks are two of the main problems of port structures protected by breakwaters. On the north breakwater of the Leixões Harbour, the inner area shelters an oil terminal, the berth A, in which the safety measures are high and sometimes limited the oil terminal operations. Looking for an improvement on the operational conditions of the oil terminal of Leixões, by reducing the overtopping during the year, a 2D model was built to be tested on the wave tank of the faculty of Engineering of the Porto University (FEUP).
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
vgomes@fe.up.pt