Resumo (PT):
Os possíveis impactes ambientais de obras de Engenharia Civil em zonas particularmente sensíveis como as áreas portuárias podem ser muito significativos e, como tal, torna-se necessário minimizar esses impactes, quer ao nível de projecto, quer ao nível da execução da obra. Neste contexto são apresentados dois casos que se referem a duas empreitadas realizadas no Porto de Leixões, a Empreitada de Estabelecimento da Bacia de Rotação e do Canal de Acesso à Doca n.º 4 e a Empreitada de Construção do Novo Terminal Multiusos no Porto de Leixões.
Abstract (EN):
The possible environmental impacts of civil engineering works, in areas particularly sensible as harbors can be very significant, and so, it’s necessary to minimize those impacts not only in the design phase but also during the works. Two cases related with two contract jobs, “The Taskwork of Establishment of the Rotating Basin and Access Channel to Dock No 4” and the “Taskwork of Construction of the New Multipurpose Terminal in Leixões Port” are presented.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific