Resumo (PT):
A Delinquência Juvenil (DJ) é um fenómeno social complexo e problemático. Os
comportamentos desviantes praticados por jovens provocam alarme social, medo e
sentimentos de insegurança. Para ajudar a compreender e intervir junto desta população, é
fundamental conseguir dar resposta à questão: o que leva um jovem a tornar-se delinquente?
O objetivo do presente estudo consiste, assim, em compreender como se desenvolvem
as trajetórias desviantes e perceber quais os significados atribuídos pelos participantes aos
eventos vividos e identificados como marcantes na sua trajetória desviante.
A abordagem utilizada foi qualitativa e focada no discurso da pessoa. O estudo incidiu
sobre um grupo de 15 jovens a cumprir medidas tutelares educativas em centros educativos.
Para a recolha de dados utilizou-se um método biográfico, o Biograma (Agra e Matos,1997).
Através da análise das narrativas construídas durante a elaboração dos biogramas,
constatou-se que, no desenvolvimento da trajetória desviante, é necessário ter em conta a
infância dos sujeitos, o início e a progressão da trajetória. Na infância verificamos a
preponderância da dimensão afetiva relacionada principalmente com a família, encontrando-se
três grupos com diferentes vias de significação: (1) os que “têm conflitos familiares”; (2)
os que “observam conflitos familiares” e (3) os “sem conflitos familiares”.
No envolvimento num estilo de vida desviante, os significados atribuídos apontam
para a relevância do grupo de pares e a vivência, no seu seio, de afetos positivos,
encontrando-se quatro vias de significação: (1) afeto/aceitação; (2) identidade/pertença; (3)
estatuto/poder; e (4) prazer/excitação. Por fim, verificamos um processo de significação no
qual a dimensão afetiva perde a sua centralidade e a trajetória desviante passa a centrar-se no
seu caráter instrumental.
Language:
Portuguese
No. of pages:
96