Resumo (PT):
O presente trabalho pretendeu caracterizar os níveis de ruído existentes nas salas de aula da FEUP. A caracterização foi efectuada utilizando um sonómetro analisador espectral com um microfone condensador de precisão CEL – 192 2F com precisão tipo, de 0,5 polegadas. Procedeu-se à medição do ruído ao longo de todo o período de aulas (08H00 – 20H00).
Os resultados indicam que quando as janelas estão abertas o nível de ruído ultrapassa os valores aconselhados para que possa existir uma situação de conforto auditivo em sala de aulas. Algumas das salas analisadas acusaram níveis que ultrapassam o limite de stress auditivo. Com as janelas fechadas os níveis de ruído melhoram e é retomada uma situação de conforto.
Apesar disso, os níveis recomendados pela Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios (RRAE) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apenas foram alcançados numa das salas analisadas.
Nestas medições verificou-se também que o sistema de ventilação mecânica existente nas salas aumenta o nível de ruído até valores acima dos limites recomendados para a realização das aulas.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
jsbap@fe.up.pt
Notes:
WOS:000275288600054
No. of pages:
5