Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > La formación inicial del profesorado de lenguas extranjeras en la enseñanza secundaria en Portugal: perspectiva histórica y marco legal
Publication

Publications

La formación inicial del profesorado de lenguas extranjeras en la enseñanza secundaria en Portugal: perspectiva histórica y marco legal

Title
La formación inicial del profesorado de lenguas extranjeras en la enseñanza secundaria en Portugal: perspectiva histórica y marco legal
Type
Article in International Scientific Journal
Year
2022
Authors
Pazos Anido, Marta
(Author)
FLUP
Indexing
Latindex
CAPES - Portal de Periódicos
Google Scholar
MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals
Other information
Resumo (PT): A importância da formação inicial de professores para uma educação de qualidade é inegável. De facto, a formação docente é por vezes considerada como uma panaceia para os problemas educativos, no entanto frequentemente é alvo de críticas. Esta contradição também é visível em Portugal e a procura de um modelo formativo mais eficaz manifesta-se nas várias iniciativas legisladas ao longo das últimas três décadas. Este artigo descreve a evolução da formação inicial de professores neste país, especialmente no ensino das línguas estrangeiras no secundário, com base na análise documental do seu respectivo enquadra¬mento legal e do trabalho prévio de especialistas reconhecidos, com o objectivo de compreender como se chegou ao actual modelo de formação, destacando os marcos mais significativos em termos da sua organi¬zação, áreas científicas e condições de acesso à carreira docente.
Abstract (EN): The importance of initial teacher education for quality of education is undeniable. Indeed, teacher training is sometimes considered as a panacea for educational problems, even though it is often the target of criticism. This contradiction can also be seen in Portugal, where the search for a more effective training model is reflected in the various initiatives legislated over the last three decades. This article describes the evolution of fo¬reign language initial teacher training in this country, especially in secondary education, based on a documen¬t analysis of its respective legal framework and previous contributions of recognised specialists. The aim is to un¬derstand the current initial teacher training model, highlighting the most significant milestones in terms of its organisation, scientific areas and the conditions of access to the teaching career
Language: Spanish
Type (Professor's evaluation): Scientific
Contact: Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/658
Documents
File name Description Size
658-Texto do artigo-2637-3038-10-20221215 316.34 KB
Related Publications

Of the same authors

Projetos de investigação-ação: Orientações gerais para a elaboração do Relatório de Estágio em ensino de Português e de Língua Estrangeira (2016)
Technical Report
Almeida, José Domingues de ; Ellison, Maria ; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas ; Santos, Paulo Jorge ; Nicolás Martínez, Pilar; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Referencial de avaliação do desempenho do estudante no estágio pedagógico (2017)
Educational Publication
Carvalho, Ângela ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Almeida, José Domingues de ; Ellison, Maria ; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas ; Nicolás Martínez, Pilar; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
As línguas estrangeiras no ensino superior: propostas didáticas e casos em estudo (2018)
Book
Ellison, Maria ; Pazos Anido, Marta; Nicolás Martínez, Pilar; Rodrigues, Sónia Valente

See all (34)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-08-06 at 03:32:57 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing