Resumo (PT):
A historiografia da educação para surdos no século XX evidencia que o ensino,
supostamente na tentativa de salvar esses sujeitosdo isolamento, tinha como principais
enfoques a língua oral e a leitura labial. Tais metas ganharam ainda mais força na
década de 50, quando a urbanização e a industrialização no contexto brasileiro
fizeram com que fossem tomadas medidas de promoção do ensino para cumprir a
demanda de mão de obra exigida pelo novo panorama social. Visando aprofundar tal
contexto, o presente trabalho, a partir do arcabouço teórico da Historiografia
Linguística, tem como objetivo analisar a obra Ensino oro-audio-visual para os
deficientes da audição, de Ana Rímoli, publicada em 1958. Tendo como base as ideias
teóricas de Swiggers (1990), Batista (2019) e Batista & Bastos (2020), a análise
contempla as características organizacionais, os aspectos didáticos e pedagógicos, as
etapas do ensino proposto, o posicionamento político-pedagógico da autora, o contexto
sociopolítico e o clima de opinião da década de 50. Nesse contexto, o presente trabalho
organiza-se da seguinte forma: inicialmente é feita uma breve contextualização da
década de 50 e dos conceitos teóricos que auxiliaram a investigação; depois, é
analisado o manual de Rímoli (1958); e, por fim, é investigada a r
Abstract (EN):
The historiography of education for the Deaf in the 20th century shows that
teaching had, in an attempt to save these subjects from isolation, oral language and
lipreading as main focuses. Such goals gained even more strength in the 1950s, when
urbanization and industrialization in the Brazilian context led to measures to promote
education to meet the need for labor demanded by the new social landscape. Aiming to
deepen this context, the present work, based on the theoretical framework of Linguistic
Historiography, aims to analyze the work Ensino oro-audio-visual para os deficientes
da audição by Ana Rímoli, published in 1958. Based on the theoretical ideas of
Swiggers (1990), Batista (2019) and Batista & Bastos (2020), the analysis includes the
organizational characteristics, the didactic and pedagogical aspects, the stages of the
proposed teaching, the political-pedagogical positioning of the author, the sociopolitical context and the climate of opinion of the 1950s. In this context, the present work is
organized as follows: initially, a brief contextualization of the 50's and the theoretical
concepts that helped the investigation is made; then, Rímoli‟s manual (1958) is analyzed;
and, finally, the relationship between the author‟s position and the intellectual
ideas defended at the time is investigated.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
Disponível em: http://www.filologia.org.br/xxv_cnlf/cnlf/tomo02/26.pdf