Resumo (PT):
O presente estudo assume uma abordagem integrada de elementos e estruturas
gramaticais na perspetiva do funcionamento nos textos/discursos para analisar os valores
semântico-pragmáticos e argumentativo-discursivos de enunciados representados pelo
esquema conceptual Sim…, Mas…, na escrita académica, concretamente em trabalhos finais
(teses e relatórios) de estudantes de Mestrado. Tem por objeto sequências discursivas com
movimento argumentativo compósito constituído por um segmento marcado pela concessão
e um segmento marcado pelo contraste e a contra-argumentação. De um amplo universo
de referência, constituído por relatórios finais de estudantes de Mestrado da FLUP, dos anos
2020-2022, selecionaram-se cinco trabalhos em que ocorrem com frequência as sequências
discursivas em foco. O conjunto dos enunciados recortados constituiu o corpus deste estudo.
Depois do enquadramento teórico, foi realizada uma análise exploratória, de natureza
qualitativa e interpretativa, com base em procedimentos como: a segmentação de enunciados
com movimentos de concessão e contraste a partir da identificação de elementos linguísticos
relacionados com o esquema conceptual Sim…, Mas…; a categorização e descrição desses
segmentos, tendo em conta dimensões sintático-semânticas e pragmático-discursivas; a
comparação dos valores exibidos pelos enunciados das diferentes categorias; a explicação da
ocorrência das construções em análise nos textos do género académico, através da relação com
a dimensão situacional/contextual de produção do discurso, articulando elementos de natureza
linguística, enunciativa e interacional. Os resultados demonstram que construções contrastivas,
como as adversativas e as concessivas, adquirem, no discurso, funções semântico-pragmáticas
e discursivo-argumentativas muito semelhantes, contribuindo para a marcação de polifonia
discordante mitigada, ao serviço de uma estratégia confrontacional que compatibiliza acordo
(embora parcial) e desacordo, estratégia que se revela particularmente adequada no género
discursivo em análise. Demonstram, ainda, que esse movimento está presente nos trabalhos
académicos de classificações mais elevadas, na avaliação final do curso, assumindo no género
textual em causa papel de indicador da capacidade de problematização e de pensamento
crítico e divergente dos autores dos textos. Poderá, deste modo, vir a funcionar como marcador
específico de valorização da competência de escrita académica.
Abstract (EN):
The present study takes an integrated approach of grammatical elements and structures
from the perspective of their functioning in texts/discourses. It focusses the semantic-pragmatic
and argumentative-discursive values of utterances represented by the conceptual scheme Yes…
But…, in academic writing, in particular master’s theses and reports. Its object are discursive
sequences with a composite argumentative movement comprising concession and contrast /
counter-argumentation. From a wide universe of works, made up of final reports from FLUP
Master’s students, from the years 2020-2022, five works were selected in which the discursive
sequences in focus frequently occur. The set of clipped sequences constituted the corpus of this
study. After the theoretical framework, an exploratory analysis of qualitative and interpretative
nature was carried out, based on procedures such as: the segmentation of utterances with
movements of concession and contrast, starting from the identification of linguistic elements
related to the conceptual scheme Yes…, But…; the categorization and description of these
segments, taking into account syntactic-semantic and pragmatic-discursive dimensions; the
comparison of the values displayed by the sequences of the different categories; the explanation
of the occurrences in the academic genre in question; the articulation of the linguistic elements
with the enunciative, interactional and contextual dimensions of discourse production. The results show that contrastive constructions, such as adversative and concessive, acquire, in
discourse, very similar semantic-pragmatic and discursive-argumentative functions, serving to
mark mitigated discordant polyphony and a confrontational strategy that combines agreement
(even if partial) with disagreement, a strategy that proves to be particularly appropriate in
the discursive genre under analysis. They also demonstrate that this movement is present in
academic works with higher classifications, in the final assessment of the course, working as
evidence of the author’s capacity for problematization and critical, divergent thinking. In this
way, it may come to function as a specific marker to improve the academic writing competence.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific