Resumo (PT):
A pandemia trouxe ruturas significativas em várias dimensões da vida, implicando adaptações intensas e visibilizando velhas e novas desigualdades e exclusões, como as associadas ao idadismo. Através de uma etnografia online analisamos as estratégias desenvolvidas por uma associação portuguesa constituída por pessoas reformadas em resposta às limitações à sua ação trazidas pela COVID-19. A maioria da comunicação organizacional passou a ser online e a associação desenvolveu novas iniciativas para a prossecução da sua missão. As publicações na página pública de Facebook refletiram tensões com as quais as pessoas mais velhas foram confrontadas, recorrentemente associadas a fenómenos de idadismo, denunciados e problematizados pela associação. Neste estudo constatamos que também em organizações de pessoas adultas mais velhas houve transição para ferramentas online durante a pandemia, com a utilização do Facebook como plataforma de comunicação e como recurso para a ação política.
Abstract (EN):
The pandemic brought significant ruptures in several dimensions of life, implying intense adaptations and unveiling old and new inequalities and exclusions, such as those associated with ageism. Through an online ethnography we analyse the strategies developed by a Portuguese association composed by retired people in response to the limitations brought by COVID-19. Most of the organisational communication went online and they developed new initiatives for the pursuit of their mission. The publications on the public Facebook page reflected tensions with which older people were confronted, recurrently related with ageism, often denounced and problematised by the association. In this study we found that also in older adult’s organisations, there was transition to online tools during the pandemic, with the use of Facebook as a communication platform and as a resource for political action.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific