Resumo (PT):
O Norte, enquanto entidade territorial, ganha relevância institucional com a adesão
de Portugal ao projeto europeu, em 1986, e a posterior chegada dos fundos comunitários ao
país. Desde então, tem-se assistido a uma valorização dos espaços regionais, que se vão
estruturando com base no mapa que divide o país em NUTS2 e NUTS3, ainda que a
regionalização de Portugal continental continue por se cumprir. As NUTS2 têm mantido a sua
forma e as entidades que lhes correspondem na coordenação de políticas e promoção do
desenvolvimento, as CCDR, vão reforçando as suas funções, mas sem autonomia. No Norte de
Portugal, NUTS2 e região de planeamento ativa há várias décadas, a diversidade geográfica, as
assimetrias socioeconómicas e a manutenção do peso simbólico de antigas divisões dificultam
a sua afirmação enquanto unidade regional.
Nesta investigação identificam-se as categorias territoriais que estruturam as identidades
supramunicipais do Norte de Portugal e apuram-se as razões para a sua atual força simbólica.
Para tal, foi levada a cabo uma abordagem multimétodo que incluiu a revisão geo-histórica das
configurações supramunicipais, e a análise de conteúdo de entrevistas a agentes territoriais e de
documentos estratégicos.
Os resultados mostram que, tal como se verifica noutros contextos europeus, as divisões
administrativas que resultam de decisões top-down enfrentam problemas de legitimidade e
reconhecimento, devido ao facto de carecerem de conteúdo simbólico e significado cultural.
No entanto, as identidades territoriais mostram ser instrumentos eficazes na melhoria da coesão,
compromisso e cooperação entre os agentes do território. No caso do Norte de Portugal, o estudo aponta para a vantagem de se valorizar o conteúdo simbólico de quatro áreas distintas:
Douro, Minho, Porto (Área Metropolitana) e Trás-os-Montes.
Abstract (EN):
The Northern Portugal, as a territorial entity, has gained institutional relevance
with the adhesion of Portugal to the European project, in 1986, and the subsequent arrival of
the structural funds to the country. Even though the regionalization of mainland Portugal
remains unfulfilled, regional spaces have become relevant, based on the map that divides the
country into NUTS2 and NUTS3. The NUTS2 have maintained their territorial form and their
entities, CCDRs, have reinforced their functions. Although the Northern Portugal is a NUTS2
and a planning region active for several decades, its geographic diversity, socio-economic
asymmetries together with the maintenance of the symbolic representation of former regional
entities seem to make it difficult to assert itself as a territory with its own identity. Here the
territorial categories that structure the supra-municipal identities of the Northern Portugal are
identified, and the reasons for their current symbolic force are acknowledged. To this end, a
multi-method approach was carried out, which included a geo-historical review of supramunicipal
configurations, and the content analysis of both interviews and strategic documents.
The results show that, as in other contexts, administrative divisions that result from top-down
decisions face problems of legitimacy and recognition, as they lack symbolic content and
cultural meaning. Nevertheless, considering that the identities of territories are effective
instruments for improving cohesion and cooperation among territorial agents they should not
be ignored. In the case of Northern Portugal, this study points to the advantage of valuing the
symbolic significance of four distinct internal areas: Douro, Minho, Porto and Trás-os-Montes.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific