Resumo (PT):
O presente artigo tem por base a investigação desenvolvida no projeto de
Doutoramento em Estudos do Património, especialização em História da Arte (FLUP,
2022), sob o tema “Património e Desenho Digital: metodologias e abordagens aplicadas
ao convento de Monchique no Porto (o demolido, a ruína e o transformado)”1.
Assumindo o desenho como agente ativo do nosso processo de investigação, adotamos
como problemática principal: Que metodologias e instrumentos do Desenho Digital são
potencialmente aplicáveis ao estudo do Património Cultural, e como as implementar em
diferentes contextos como o demolido, a ruína e o transformado? Partimos para a
hipótese de investigação com uma discussão prévia dos conceitos, e que contribui para
uma problematização da Taxonomia do Digital Heritage, alinhando-se com as agendas
globais da sustentabilidade e da inclusão e afirmando os novos territórios do digital
enquanto campos da produção e da democracia cultural. Para implementação de um
modelo de análise interdisciplinar, que se quis inovador na metodologia e nos resultados
alcançados, selecionamos o antigo complexo conventual da Madre de Deus de
Monchique, na cidade do Porto, recorrendo ao desenho como instrumento de confronto
de diferentes fontes de investigação e aferição de formas, cronologias e funções. Na sua
relação com o lugar, e nas especificidades decorrentes da arquitetura conventual
mendicante feminina, permitiu-nos uma interpretação de escalas, estratigrafias de
construção e de ocupação. Pretendeu-se afirmar o Desenho Digital enquanto
instrumento privilegiado de investigação em Estudos do Património, pautando-nos pela
transparência das fontes e recursos utilizados, pelo rigor cientifico, na interpretação,
comunicação e difusão do conhecimento, contribuindo para uma renovação
metodológica na abordagem ao Património Arquitetónico e urbano integrado numa
Paisagem Histórica Urbana, o que justificou a criação de uma plataforma, Digital
Heritage, para a disseminação do conhecimento produzido.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific