Resumo (PT):
Neste trabalho apresentam-se os resultados de um teste piloto utilizando a tomografia por raios gama. O ensaio foi conduzido para avaliar de forma não destrutiva o estado e a localização dos cabos de pré-esforço da Ponte de N. S. da Guia. O projecto original da ponte data de 1973, tendo o pré-esforço sido dimensionado para garantir o estado limite de descompressão do tabuleiro para uma combinação de acções equivalente à actual combinação rara do RSAEP. Não obstante, o tabuleiro apresenta um padrão de fissuração sistemático e as fissuras exibem actividade apreciável quer sob acções térmicas, quer sob a acção de veículos pesados, conforme pode ser comprovado através de uma campanha de monitorização. Dada a inexistência do projecto de aplicação de pré-esforço, o traçado real dos cabos é desconhecido, assim como o valor do pré-esforço efectivamente instalado. No sentido de esclarecer estes aspectos foi efectuado um teste piloto para avaliar as potencialidades da tomografia por raios gama na obtenção de informação qualitativa e quantitativa respeitante aos cabos de pré-esforço, nomeadamente a quantificação dos diâmetros e posição das bainhas, a detecção de defeitos de injecção e a perda de secção dos cordões. Os princípios de funcionamento do método são descritos, assim como os principais resultados obtidos e a logística envolvida numa inspecção com estas características.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
mjsp@fe.up.pt