Resumo (PT):
Com o envelhecimento do cada vez mais extenso e mais solicitado parque de obras de arte, e num cenário de recursos escassos para a sua manutenção e reabilitação, torna-se cada vez mais relevante a aplicação de metodologias que permitam avaliar de forma realista a capacidade de carga e o desempenho em condições de serviço da infra-estrutura existente. Para além da adopção de formatos de segurança específicos para a análise de estruturas existentes, a tomada de decisão conducente a uma eventual operação de reabilitação deve ser fundamentada em modelos realistas do comportamento estrutural. Neste trabalho apresenta-se o caso da ponte de N. S. da Guia em Ponte de Lima, ilustrando-se a metodologia adoptada para efectuar a avaliação de segurança de uma ponte rodoviária existente. Trata-se de uma ponte em betão armado e pré-esforçado, com uma secção transversal em caixão bicelular e com um comprimento total de 250m. A ponte, com cerca de 30 anos, apresenta uma série de patologias relacionadas com a fissuração do tabuleiro. No artigo descrevem-se sucintamente a inspecção detalhada que foi efectuada ao tabuleiro, os principais resultados do ensaio de carga realizado e ainda os resultados das análises efectuadas com vista a aferir da segurança da ponte e das causas para a fissuração observada. É ainda sugerido um reforço com pré-esforço exterior, visando repor a compressão no tabuleiro que garante a inexistência de fissuras em condições normais de funcionamento.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
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