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A qualidade em serviços de transporte público urbano: o problema da contratualização

Title
A qualidade em serviços de transporte público urbano: o problema da contratualização
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2003
Authors
José Sarsfield Cabral
(Author)
FEUP
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Conference proceedings National
Pages: 102-105
4º Congresso Nacional do Transporte Ferroviário
Lisboa
Other information
Resumo (PT): Um sistema de transporte de passageiros eficiente constitui um elemento fundamental para a qualidade de vida dos cidadãos. Nestas condições, é importante que os sistemas de transporte respondam adequadamente às expectativas e necessidades das pessoas e que, simultaneamente se adaptem à evolução da procura. No entanto, a procura de transportes públicos tem diminuído face à crescente concorrência do automóvel privado. Perante este problema, os operadores de transportes públicos urbanos estão cada vez mais sensíveis à problemática da qualidade e as autoridades reguladoras procuram introduzir elementos de avaliação da qualidade do serviço, quer nos requisitos de concursos, quer nos contractos de concessão, prestação ou exploração. Com a introdução de indicadores de qualidade nos contractos e concursos pretende-se aumentar a eficiência dos transportes públicos e assegurar uma maior qualidade dos serviços oferecidos ao público. Aliás, a política de transportes da Comissão Europeia coloca a qualidade e as necessidades dos cidadãos no centro do debate. Por um lado, é necessário avaliar correcta e eficientemente as expectativas dos utilizadores ao longo do tempo, baseando-se nas suas preferências, características e atitudes. Por outro lado, tais expectativas deverão ser reflectidas em objectivos passíveis de serem verificados através de indicadores mensuráveis. Desta forma podem ser incluídos nos contractos e posteriormente controlados. Adicionalmente, é fundamental que o processo de contratualização inclua também aspectos de avaliação da gestão da qualidade dos operadores, permitindo assegurar a manutenção da qualidade do serviço ao longo do tempo. Neste artigo aborda-se a questão da inclusão de critérios e indicadores de qualidade em concursos e contractos de transportes públicos como forma privilegiada para melhorar a qualidade e eficiência do serviço.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
No. of pages: 8
License type: Click to view license CC BY-NC
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