Resumo (PT):
Um sistema de transporte de passageiros eficiente constitui um elemento fundamental para a
qualidade de vida dos cidadãos. Nestas condições, é importante que os sistemas de
transporte respondam adequadamente às expectativas e necessidades das pessoas e que,
simultaneamente se adaptem à evolução da procura.
No entanto, a procura de transportes públicos tem diminuído face à crescente concorrência
do automóvel privado. Perante este problema, os operadores de transportes públicos
urbanos estão cada vez mais sensíveis à problemática da qualidade e as autoridades
reguladoras procuram introduzir elementos de avaliação da qualidade do serviço, quer nos
requisitos de concursos, quer nos contractos de concessão, prestação ou exploração. Com a
introdução de indicadores de qualidade nos contractos e concursos pretende-se aumentar a
eficiência dos transportes públicos e assegurar uma maior qualidade dos serviços oferecidos
ao público. Aliás, a política de transportes da Comissão Europeia coloca a qualidade e as
necessidades dos cidadãos no centro do debate.
Por um lado, é necessário avaliar correcta e eficientemente as expectativas dos utilizadores
ao longo do tempo, baseando-se nas suas preferências, características e atitudes. Por outro
lado, tais expectativas deverão ser reflectidas em objectivos passíveis de serem verificados
através de indicadores mensuráveis. Desta forma podem ser incluídos nos contractos e
posteriormente controlados. Adicionalmente, é fundamental que o processo de
contratualização inclua também aspectos de avaliação da gestão da qualidade dos
operadores, permitindo assegurar a manutenção da qualidade do serviço ao longo do tempo.
Neste artigo aborda-se a questão da inclusão de critérios e indicadores de qualidade em
concursos e contractos de transportes públicos como forma privilegiada para melhorar a
qualidade e eficiência do serviço.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
8
License type: