Resumo (PT):
formação inicial de professores constitui a crítica, que, de
forma mais recorrente, é abordada na literatura sobre este
domínio. No âmbito deste artigo iremos focar a nossa
atenção nas abordagens pedagógicas dos formadores de
professores. Com efeito, o modo como os futuros
professores são ensinados no decurso da sua formação
pode desempenhar um papel particularmente relevante na
forma como irão assumir posteriormente o seu ofício de
docentes. Partindo do conceito de isomorfismo pedagógico,
que sustenta que a formação deve assentar nas mesmas
estratégias que o docente em formação poderá utilizar
futuramente com os seus próprios alunos, descreve-se o
funcionamento de uma disciplina, comum a cinco
mestrados em ensino da Universidade do Porto, que
recorreu à aprendizagem cooperativa como principal
modo de trabalho pedagógico, e analisa-se a forma como os
estudantes percecionaram essa experiência recorrendo a
uma metodologia qualitativa. Os resultados revelaram que
a maioria dos estudantes considerou o trabalho de grupo
organizado de forma cooperativa uma experiência positiva
e que a classificação final obtida foi justa tendo em conta o
investimento individual para o esforço coletivo. De igual
forma, perspetivaram como viável a aplicação da
aprendizagem cooperativa com alunos dos ensinos básico
e secundário. Os resultados desta investigação permitem
sustentar que a formação inicial de professores deverá
privilegiar abordagens pedagógicas que tornem visível a
articulação entre determinados quadros conceptuais e a
sua aplicação concreta ao nível do ensino como estratégia
para aproximar a teoria da prática na formação de
docentes.
Abstract (EN):
One criticism that crops up time and time again in the literature on initial teacher education
is the poor articulation between theory and practice. In this paper, we will address the
pedagogical approaches employed by teacher educators to overcome this shortcoming. Indeed,
the way future teachers are taught in the course of their training significantly affects the way
they will practice in the future. The concept of pedagogical isomorphism argues that education
should be based on the same strategies that the trainee teacher will use in the future with their
students. On this basis, we will describe a subject common to five master’s courses at the
University of Porto, which uses cooperative learning as the main mode of pedagogical work, and
will analyse how students have perceived this experience through a qualitative methodology.
The results revealed that most students considered group work organized in a cooperative way
to be a positive experience and that the final classification obtained was fair considering the
individual investment for the collective effort. Likewise, they saw the application of cooperative
learning with students in primary and secondary education as viable. The results of this
investigation allow us to sustain that initial teacher education should privilege pedagogical
approaches that make visible the articulation between certain conceptual frameworks and their
concrete application at the level of teaching as a strategy to bring theory closer to practice in
teacher education.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific