Resumo (PT):
Os anos 80 do século XX representaram uma transformação no panorama radiofónico português
com o surgimento das rádios piratas ou livres. Ao longo da década, as novas emissoras que emitiam à margem
da lei encontraram o seu espaço e afirmaram-se como porta-vozes das populações. Entre as centenas de rádios
que emitiram em todo o país há exemplos de rádios amadoras e voluntaristas, de projetos mais estruturados, e
de rádios inteiramente profissionais que não se reviam na classificação de rádios piratas e que conquistaram o
seu espaço como concorrentes das rádios nacionais. Se algumas reproduziram o que ouviam nas estações nacionais, outras romperam com os cânones estabelecidos e inovaram. O ensino do radiojornalismo acompanhou
todo este processo. As piratas foram o motor do surgimento de cursos na área. Neste capítulo concluímos que a
rádio e o jornalismo radiofónico mudaram com as piratas e identificamos 8 campos que correspondem ao que
mudou na forma de fazer jornalismo, e de como estas rádios foram uma ‘escola’ para uma geração.
Abstract (EN):
The 1980s of the twentieth century represented a transformation in the Portuguese radio panorama
with the emergence of pirate radio or free radio. Over the decade, illegal broadcasters found their space and asserted themselves as a voice for the population. Among the hundreds of radio stations broadcasting throughout
the country, there are examples of amateur and voluntary radio stations, more structured projects, and entirely
professional radio stations that do not claim to be as pirate radio stations. If some reproduced what they heard
on national stations, others broke with established canons and innovated. The teaching of radio journalism accompanied this entire process. Pirates were the engine for the emergence of courses in the area. In this chapter
we conclude that radio and radio journalism changed with the pirates and we identify 8 points that correspond
to what changed in the way of doing journalism and how these radios were a ‘school’ for a generation.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: https://colecaoicnova.fcsh.unl.pt/index.php/icnova/article/view/111