Resumo (PT):
Pretendemos neste artigo reproduzir alguns exemplos de abordagens "entrançadas" (no sentido de Madureira, 1987) a um mesmo tema, ainda que de forma incipiente, o que poderá constituir uma metodologia pedagógica e didáctica eficaz.
Os quadros conceptuais que se possuem alteram-se constantemente em função da experiência do dia a dia, pelo que os conceitos, ideias e imagens reflectem o presente enquadrado em contextos criados pelo passado. Um processo de aprendizagem ou qualquer modelação do campo cognitivo implica sempre o assumir de um cenário evolutivo (Donald, 1991, Caraça e Carrilho, 1992) que depende do grau de significado dos novos dados para o indivíduo.
Nesta linha de pensamento, define-se "Aprendizagem Significativa" (Ausubel, 1960), como um processo em que nova informação é relacionada a aspectos relevantes, já existentes, na estrutura do conhecimento. Nesta perspectiva, parece-nos legítimo o uso de "recorências no ensino".
Vamos tentar transmitir um pouco do que neste momento se faz, em termos de "recorrências no ensino" com implicações na "Geoestatística", no 1º ano da Licenciatura de Engenharia de Minas da FEUP, nomeadamente na disciplina de Desenho Geológico e Topográfico.
Refira-se que, no âmbito deste artigo, todo o tipo de alusão à Geoestatística deve ser entendida como a implementação de "Organizadores Prévios" (Ausubel, 1960) que funcionando como "ancoradouros" na estrutura cognitiva do aluno poderão, mais tarde, revelar-se como preciosos auxiliares na aproximação, necessariamente mais formal e rigorosa, nas disciplinas que directamente abordam esta temática.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
jgois@fe.up.pt
No. of pages:
8